Final de Os Outros dá pior castigo à família de Cibele. E a 2ª temporada?

Cena de Cibele (Adriana Esteves) preocupada com Marcinho no final da 1ª temporada de Os Outros
Final da 1ª temporada de Os Outros é marcado por sofrimento de Cibele (Adriana Esteves)

O último episódio da primeira temporada de Os Outros deu a Cibele (Adriana Esteves) e Amâncio (Thomás Aquino) o pior castigo que os pais podem ter: a dúvida sobre a morte de um filho. O casal, que no passado já havia perdido um bebê, passa a conviver com a dor do sumiço de Marcinho (Antonio Haddad) durante todo o capítulo. O final é denso, triste e angustiante.

A começar pelo grito de dor que a personagem de Adriana dá logo na abertura do 12º episódio, numa tentativa de trazer o garoto de volta nem que seja com sua voz. Vestidos com camisetas personalizadas, ela e o marido se unem para procurar informações sobre o paradeiro do adolescente.

A peça-chave nessa história acaba sendo Rogério (Paulo Mendes). Sentindo-se culpado por ter ficado de vigia no namoro de Marcinho e Lorraine (Gi Fernandes), o garoto se esconde no porta-malas do carro de Sérgio (Eduardo Sterblitch) e acaba descobrindo o paradeiro da filha do miliciano.

Aborto interrompido

O ex-judoca, então, avisa o endereço à polícia, que chega à clínica de aborto para onde a adolescente foi levada pelo pai. Lorraine acreditava que apenas faria um exame pré-natal, e até que Marcinho iria ao local para acompanhar o procedimento sobre seu filho. Mas era uma cilada e ela sequer sabia disso.

A menina, dopada, só se dá conta do que está acontecendo quando Cibele entra na sala de procedimento. Acontece que a atitude impulsiva da contadora acaba avisando a Sérgio de que o local foi descoberto e que a polícia está por perto. O pilantra escapa.

Sérgio (Eduardo Sterblitch) no último episódio de Os Outros

De policial a prisioneiro

É Lorraine quem faz a vida do pai virar de cabeça para baixo. Depois de ser enganada e quase cometer um aborto sem consentir com a interrupção da gravidez, a garota fala tudo o que sabe para a delegada responsável pelo caso.

Tudo mesmo: local de armas, dinheiro em espécie, sumiço de Marcinho e até acusa Sérgio de ser o responsável pela explosão que matou Dona Lúcia (Drica Moraes) e Jorge (Guilherme Fontes). Com o depoimento, a delegada consegue fazer uma limpa no apartamento do miliciano e depois descobrir o esconderijo dele. Resultado? Xilindró.

Na cadeia, Cibele lhe faz uma visita na tentativa de pressionar o ex-policial a revelar o que aconteceu com Marcinho. Mas Sérgio se mantém intacto na postura irônica. Ela afirma que se vingará dele caso o agente corrupto deixe a prisão. Ele, por sua vez, reage com total desprezo.

Como acaba o episódio final de Os Outros?

Ao fim do episódio, a contadora recebe Lorraine e Joana (Kênia Bárbara) para um almoço. A recepção na antiga casa da Penha do casal, para onde eles foram depois da sequência de tragédias, mostra que há uma tentativa de recomeço e reconciliação. Mas toda a emoção do encontro das famílias sofre uma interrupção quando o celular de Cibele toca.

Do outro lado da linha, ninguém fala nada. A mãe chora de angústia e desespero, enquanto chama repetidas vezes pelo filho único. No decorrer dos segundos de silêncio da ligação, Cibele entende o recado e faz uma expressão aliviada por saber que Marcinho não morreu.

O texto não dá detalhes sobre o que aconteceu na noite em que o menino foi levado para o matagal. Provavelmente, após o susto, o miliciano exigiu que ele desaparecesse. Primeiro, para ficar longe e Lorraine, e segundo fazer Cibele sofrer diariamente com a sua partida. A cena também não dá detalhes sobre as atividades de Marcinho. Ele tem um trabalho? Pode dormir? Parece que ele vira um alguém sem nome e até mesmo sem história.

Cena de sofrimento de Amâncio (Thomás Aquino) e Cibele (Adriana Esteves) em Os Outros
O sofrimento de Amâncio (Thomás Aquino) e Cibele (Adriana Esteves) em Os Outros

Final de Mila e Rogério

Camila (Maeve Jinkings) e Rogério têm um final feliz digno de novela depois de sofrerem o pão que o diabo amassou ao longo da primeira temporada de Os Outros. Com o dinheiro que conseguiu de Sérgio através da venda do carro da família, a cabeleireira finalmente abre o seu tão sonhado salão de beleza, toma uma dose de autoconfiança e dá um novo rumo para a vida.

Quando o espaço fica pronto, Amâncio dá uma passada por lá para se despedir da ex-amante e avisar que deixará o condomínio. Os dois frisam que seguirão caminhos diferentes, mas a tensão sexual entre eles ainda exala durante o diálogo.

Os Outros terá segunda temporada?

A 2ª temporada de Os Outros no Globoplay já está confirmada. As gravações devem começar em outubro. O retorno de Cibele, Amâncio, Marcinho e Sérgio está confirmado na nova leva, que também falará sobre a relação entre vizinhos. Além disso, de acordo com o autor da história, Lucas Paraizo, uma terceira temporada está em fase de estudo.

  • Nota no IMDB: 8,5/10

Luiza Leão
Luiza Leão é jornalista, repórter e apresentadora. Já trabalhou em veículos como Notícias da TV, CBN, Terra e Estadão. Pernambucana radicada na Bahia, atualmente vive em São Paulo.