Filme Netflix: 2 Corações é baseado em comovente história real

Montagem de fotos com Jacob Elordi no filme 2 Corações, da Netflix, e Chris Gregory na vida real
Jacob Elordi no filme 2 Corações e Chris Gregory na vida real; Chris morreu aos 19 anos (Fotos: Divulgação)

O que aconteceu com Christopher Gregory e Jorge Bacardi? Saiba como foi ligação entre os dois na vida real.

Filme que desbancou A Mãe (com Jennifer Lopez) da primeira posição de mais visto da Netflix nesta semana, 2 Corações é um drama comovente. A produção é baseada em uma história real. Tudo foi contado no livro All My Tomorrows: A Story of Tragedy, Transplant and Hope (em tradução literal: Todos os Meus Amanhãs – Uma História de Tragédia, Transplante e Esperança).

Vamos explicar primeiro o que aconteceu na vida real.

Christopher Gregory (interpretado por Jacob Elordi no filme) morreu aos 19 anos, em 2008. Ele era calouro de faculdade, quando foi vítima de um aneurisma. Antes de partir de forma repentina, o jovem determinou que gostaria de doar seus órgãos. Cinco pessoas diferentes foram beneficiadas pela ação.

Do outro lado, Jorge Bacardi (interpretado por Adan Canto), empresário e herdeiro da empresa de bebidas Bacardi, precisava de um transplante de pulmão duplo. O bilionário tinha uma doença congênita chamada DCP (discinesia ciliar primária) e só sobreveria com a cirurgia.

Em março de 2008, aos 64 anos, Jorge recebeu um transplante duplo de pulmão. A cirurgia foi complexa, mas o resultado e sua recuperação foram excelentes. Um ano depois, os Bacardi descobriram a verdadeira identidade do doador.

Jorge e Leslie Bacardi: empresário, que recebeu transplante, morreu em 2020
Jorge e Leslie Bacardi: empresário, que recebeu transplante, morreu em 2020 (Foto: Divulgação)

Jorge Bacardi está vivo?

Não, ele morreu em em setembro de 2020. Depois do transplante, Jorge viveu mais 12 anos: até os 76. Antes de partir, ele e a esposa, Leslie (Radha Mitchell), inauguraram a Gabriel House of Care, uma instalação de hospitalidade de saúde sem fins lucrativos. O local oferece acomodações acessíveis para pacientes adultos com câncer e transplante juntamente com seus cuidadores. O casal ainda ajudou na produção do filme 2 Corações.

Quem morre em 2 Corações?

Na produção que ficou disponível para assistir na Netflix, Chris casou-se com Sam (Tiera Skovbye) e teve um filho. É como se o público tivesse acesso à vida que ele deixou de ter. Na história real, porém, ele morreu aos 19 anos. Um outro detalhe diferente é que a namorada dele tinha o nome de Jenn, não Sam.

Fora essa parte, o restante da trama do filme é real. Chris morre, doa seus órgãos e prolonga a vida de outras pessoas, como Jorge.

A sinopse de 2 Corações diz: “Para dois casais, o futuro desenrola-se em décadas e lugares diferentes, mas uma ligação oculta irá aproximá-los de uma forma que ninguém poderia ter previsto”.

O livro sobre a história de Chris, que serviu de base para o filme, foi escrito pelo pai dele: Eric Gregory.

O filme é bom?

Nota no IMDB: 6,3/10 (Bom) – Mais de 7,4 mil avaliações

***

O Crônicas do Agora tem um novo canal no Telegram, 100% gratuito.

Vinícius Andrade
Criador do Crônicas do Agora. Jornalista que trabalha com foco em SEO e na criação de conteúdos para diferentes plataformas. Interessado em boas conversas, textos e histórias. Já foi editor do Notícias da TV, além de ter atuado como social media, roteirista e produtor ao longo da carreira de mais de 11 anos. E-mail: viniandrade@cronicasdoagora.com.br