Expediente bancário no Carnaval 2024: veja como fica

Moedas e relógio ao fundo: foto sobre expediente bancário no Carnaval 2024
(Foto: Pixabay)

Apesar de o Carnaval não entrar no calendário de feriado nacional, a maioria das empresas não funciona na data festiva, que cai nos dias 12 e 13 de fevereiro em 2024. É o caso das agências de banco, que ficarão fechadas nos dois dias de folia e também na manhã da Quarta-Feira de Cinzas. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) explicou como fica o expediente bancário no Carnaval 2024.

Com as agências fechadas nos dois dias de feriado, compensações bancárias, incluindo a TED, só vão acontecer a partir de quarta (14). O Pix, que funciona 24 horas todos os dias, incluindo feriados, pode ser feito normalmente.

Bancos na Quarta-Feira de Cinzas

Na Quarta-Feira de Cinzas (14/02), o início do expediente ao público nas agências começa ao meio-dia, no horário local. O fechamento está previsto no horário de sempre. Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do expediente bancário será antecipado, pois existe uma regra para um mínimo de três horas de atendimento presencial ao público.

E as contas?

De acordo com a Febraban, as contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento nos dias do feriado podem ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte (quarta-feira, 14/02).

Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, uma dica: antecipe o pagamento. Ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agende o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking ou pelo atendimento telefônico dos bancos.

Crônicas do Agora, o site com dicas do que assistir online, na TV e no cinema: filmes, séries, documentários e mais. Para entrar em contato conosco, o e-mail é redacao@cronicasdoagora.com.br