Estreia HBO Max: Massacre na Escola – A Tragédia das Meninas de Realengo

Imagem da escola Tragédia na Escola Municipal Tasso de Silveira, que passa no documentário da HBO Max
Tragédia na Escola Municipal Tasso de Silveira é tema de documentário HBO Max

Massacre na Escola – A Tragédia das Meninas de Realengo estreia na HBO Max neste domingo (9), às 22h (horário de Brasília). Dois dos quatro episódios da série documental serão liberados na primeira semana. Os dois últimos capítulos ficarão disponíveis para assistir online no próximo domingo, 16 de julho, no mesmo horário.

O documentário, uma coprodução da Giros Filmes e Warner Bros. Discovery, trata dos acontecimentos na Escola Municipal Tasso de Silveira, em 7 de abril de 2011. 12 adolescentes foram mortos, 10 eram meninas.

Era mais uma quinta-feira de aula na escola, que, em comemoração aos 40 anos de funcionamento, abriu as portas para os ex-alunos debaterem, em palestras, com os atuais estudantes da época. Um deles entrou com duas armas escondidas e, com mais de 30 disparos, os 12 adolescentes foram mortos.

O massacre foi considerado como feminicídio em massa. As vítimas sobreviventes relatam, na série documental, como foi passar pelo trauma de ver seus colegas de classe sendo mortos, em sala de aula. Além disso, aborda os obstáculos consequentes da tragédia.

Assassino não é mostrado na série HBO Max

Logo no primeiro episódio, o espectador recebe o aviso de que em nenhum momento o rosto do assassino aparecerá na tela. Também não há qualquer menção ao nome dele. Os veículos de comunicação passaram a ter esse cuidado para não “dar palco” nem tornar famosos os responsáveis por crimes como esse. Em entrevista ao site Tela Viva, a diretora Bianca Lenti argumentou:

“Acordamos isso desde o início, como premissa. Além disso, tivemos o cuidado de trazer para o primeiro plano dessa narrativa a história das mulheres envolvidas nesse crime. Porque quando aconteceu, em 2011, o fato de ter sido um feminicídio foi pouco debatido pela mídia, por razões circunstanciais da época. O feminicídio não era tipificado e o crime de gênero ainda estava sendo debatido. Foi um crime que chocou a sociedade e as pessoas só queriam saber o porquê”.


Os episódios do documentário abordam debates com especialistas e vítimas, sobre as multicamadas históricas e sociais por trás do crime, como misoginia, feminicídio, porte ilegais de arma, fóruns na internet e a segurança nas escolas.

Assista ao trailer de Massacre na Escola:

Massacre na Escola – HBO Max

  • Estreia: Domingo, 9 de julho, às 22h
  • Quantos episódios tem? 4
  • Classificação indicativa: 16 anos

Crônicas do Agora, o site com dicas do que assistir online, na TV e no cinema: filmes, séries, documentários e mais. Para entrar em contato conosco, o e-mail é redacao@cronicasdoagora.com.br