Era Uma Vez Uma Estrela: filme Netflix é baseado em caso real?

Cena do filme Era Uma Vez Uma Estrela, lançamento da Netflix do mês de outubro
Cena de Era Uma Vez Uma Estrela, que se passa na década de 1960

Era Uma Vez Uma Estrela é um filme novo da Netflix, que ficou disponível nesta quarta-feira (11). O drama tailandês evoca uma atmosfera nostálgica que remete ao cinema regional durante sua era de ouro, pois traz detalhes importantes da sétima arte e como era feita à época. Conta com produção e direção de Nonzee Nimibutr e roteiro de Ek Iemchuen.

Filme Netflix é baseado em uma história real? Vamos te explicar neste texto.

História do filme

O filme se passa em 1970 e apresenta a jornada de uma equipe itinerante de uma Unidade de Cinema Farmacêutico, que viaja pelas vilas e pequenas cidades para a Tailândia. O grupo traz momentos de diversão para os moradores locais, pois viaja pelo país gerando um bom entretenimento para eles através da exibição de filmes com dublagem ao vivo.

Por causa de suas aventuras, todos da equipe acabam também se divertindo bastante. Sukollawat “Weir” Kanarot (Bangkok no Limite) e Nuengthida Sophon (Hello Stranger) estrelam a produção inspiradora, que promete arrancar muitos sorrisos dos assinantes da Netflix.

Assista ao trailer:

Era Uma Vez Uma Estrela vem de uma história real?

Parece muito realístico pensar que o filme tenha inspiração e base em um caso real, contudo Era Uma Vez Uma Estrela não aborda a história de um grupo de dubladores que de fato existiu.

O filme é profundamente inspirado, na verdade, em fatos da história do cinema tailandês, principalmente o fenômeno real dos dubladores nômades.

Sobre isso, o diretor Nonzee Nimibutr publicou no Instagram uma carta, na qual declara sua admiração pela arte cinematográfica que inspirou Era Uma Vez Estrela.

Carta do diretor Nonzee Nimibutr

“Ao longo das décadas, a indústria cinematográfica tailandesa passou por muitas transformações. De filmes mudos e clássicos noir a filmes dublados em 16 mm exibidos nos cinemas, evoluímos para teatros ao ar livre, cinemas itinerantes e agora chegamos às plataformas de streaming. Acredito que a paixão pelo cinema tailandês nunca desapareceu dos corações do povo tailandês, e muitos filmes ainda permanecem até hoje na memória.

Meu amor profundo e minha conexão com os filmes tailandeses moldaram minha vida e continuam sendo parte integrante dela. Por isso, quis fazer um filme para expressar minha gratidão à indústria cinematográfica tailandesa. Durante um ano, com uma equipe dedicada de mais de cem pessoas, embarcamos na jornada de criação de Era Uma Vez Uma Estrela.

Essa produção presta homenagem à era mais cativante do cinema tailandês.
Para trazer todos de volta no tempo e vivenciar a alegria da era de ouro do cinema tailandês, selecionei cuidadosamente atores talentosos para dar vida ao passado. Weir-Sukollawat Kanaros interpreta Manit, o líder da unidade itinerante de cinema-farmacêutico. Noona-Nuengthida Sophon interpreta Rueangkae, uma garota com grandes sonhos e talento para dublagem de filmes. Kao-Jirayu La-ongmanee retrata Kao, representando a juventude dos anos 60. E, é claro, Samart Payakaroon no papel de Tio Homem, um motorista sábio e de bom coração, junto com muitos outros atores talentosos.

Até breve.
Com amor sempre,
Nonzee Nimibutr”

Para assistir ao longa na Netflix, basta clicar aqui.

LEIA TAMBÉM:

Mallú Ferreira
Redatora do Crônicas do Agora. Jornalista e mestre em Letras que trabalha com redação publicitária e revisão ortográfica. Buscando sempre se desenvolver na carreira, que tem foco e textos para o ambiente digital. Por fim, e mais importante, aspirante a escritora que vê significados e conexões nos fatos mais simples da vida. E-mail: jornalista.marialuiza@gmail.com