Dica Star+: Filme Joy mostra história real e inspiradora

Jennifer Lawrence em Joy: O Nome do Sucesso (2015): história da criadora do mop
Jennifer Lawrence em Joy: O Nome do Sucesso (2015), filme disponível no Star+

Joy: O Nome do Sucesso é um daqueles filmes leves para assistir sem sofrer e, além disso, se inspirar com uma história real sobre como empreender e o lugar da mulher no mundo. Apesar da trama simples, o longa disponível para assistir no Star+ cativa por contar um caso real, o da empreendedora Joy Mangano, Ela ficou famosa por várias invenções como o esfregão, popularmente conhecido como mop.

Ao longo de quase duas horas de filme, o público acompanha toda a criatividade da protagonista interpretada por Jennifer Lawrence. Joy é uma mãe solo que vive se virando nos 30 para conciliar as necessidades dos dois filhos, da sua mãe, da avó e até do ex-marido, que mora no andar debaixo da casa.

Uma característica forte da personagem e que lhe torna a inventiva empresária é a saída do pai (Robert De Niro) de casa. O acontecimento faz com que ela precise tomar as rédeas da família e deixar os seus sonhos de lado.

Em dado momento, o cabeça da casa retorna ao lar e Joy vê nessa virada o momento oportuno de investir em si. Em meio às necessidades, a jovem acaba desenvolvendo o esfregão, produto que substitui o rodo e o pano de chão, e acredita no que inventou. Apesar disso, todos, com exceção da avó, desacreditam da inovação desenvolvida por ela.

Mesmo sem ter quem a apoie, Joy passa a correr atrás dos registros do seu produto, da fabricação em maior escala e acaba indo parar na TV. No primeiro momento, a criação da protagonista é um fiasco. Mas a empresária pede uma nova chance de apresentar sua inovação para o público. Desta vez, não sob o discurso pronto de uma apresentadora, mas através da sua fala, que convence o telespectador e faz do produto um fenômeno de vendas.

Qual a história do mop?

O esfregão criado por Joy Mangano surgiu nos anos 1990 nos Estados Unidos. O produto era inovador por ter um algodão superabsorvente e que torce sozinho acoplado a um cabo giratório. A grande ideia era fazer com que o usuário não precisasse sujar as mãos com a sujeira da cozinha ou do banheiro, por exemplo.

-> Veja aqui uma lista com diferentes tipos e preços de mop

Ainda que o mop seja muito famoso e usado no país norte-americano, o produto só se popularizou no Brasil há poucos anos. O modelo tradicional segue um dos mais comprados, mas há opções de mop com dispenser para produtos de limpeza acoplado, outros que varrem e passam pano ao mesmo tempo e ainda os que ganham um plus no funcionamento com a ajuda de um balde.

Joy: O Nome do Sucesso

Onde assistir:

Luiza Leão
Luiza Leão é jornalista, repórter e apresentadora. Já trabalhou em veículos como Notícias da TV, CBN, Terra e Estadão. Pernambucana radicada na Bahia, atualmente vive em São Paulo.