Netflix: Série de Enfermeira que matava pacientes é história real

Josephine Park e Fanny Louise Bernth com expressão apreensiva na série Enfermeira, da Netflix
Josephine Park e Fanny Louise Bernth na série Enfermeira, da Netflix (Foto: Divulgação/Netflix)

Enfermeira é uma minissérie dinamarquesa da Netflix baseada na história real de uma profissional de saúde que matava pacientes. A produção, que foi pouco divulgada no Brasil antes do lançamento e saiu no mesmo dia da badalada segunda temporada de Sweeth Tooth, ficou disponível no serviço de streaming nesta quinta-feira (27).

Entenda do que se trata a trama, assista ao trailer e decida se vale a pena ou não assistir à Enfermeira.

Qual a trama da série?

Veja a sinopse completa divulgada pela Netflix abaixo:

Em uma manhã de março de 2015, a polícia dinamarquesa recebe uma ligação de uma enfermeira do Hospital Nykøbing Falster. A profissional suspeita que sua colega próxima matou pacientes deliberadamente e teme que isso tenha acontecido novamente.

Um caso inédito de assassinato se desenrola nos tribunais da Dinamarca. Vários colegas de trabalho dela agora estão dizendo à polícia que também suspeitam que a enfermeira envenenou pacientes, e alguns até contam que andam por aí com essa suspeita há vários anos. Mas por que ninguém falou antes? E onde estão as evidências?

Enfermeira é história real

Com quatro episódios, a minisséria Enfermeira (Nome original: The Nurse) é baseada na história real da dinamarquesa Christina Aistrup Hansen (interpretada por Josephine Park), que foi condenada a 12 anos por quatro acusações de tentativa de homicídio em 2017.

A produção da Netflix foi construída com base no livro “The Nurse: The True Story Behind One of Scandinavia’s Most Notorious Criminal Trials” .

Baseando-se em relatórios policiais e de autópsia, registros médicos, correspondência privada e depoimentos de testemunhas-chave, o jornalista dinamarquês Kristian Corfixen reconstruiu o fatídico turno da noite em que três pacientes morreram em circunstâncias misteriosas, além do julgamento que se iniciou.

O caso levanta questões críticas sobre a confiança que depositamos em nossos cuidadores e o papel das evidências indicativas nos tribunais criminais.

Assista ao trailer abaixo:

A série é boa?

Nota no IMDB: 6,7/10 (De razo´ável para boa) – Mais de 100 avaliações

Crônicas do Agora, o site com dicas do que assistir online, na TV e no cinema: filmes, séries, documentários e mais. Para entrar em contato conosco, o e-mail é redacao@cronicasdoagora.com.br