Dica Netflix: Entenda o método do programa Como Ficar Rico

Série Como Ficar Rico, da Netflix, é boa? Imagem do cartaz do programa com o consultor Ramit Sethi
O consultor Ramit Sethi dá aconselhamento financeiro no programa Como Ficar Rico, da Netflix (Foto: Divulgação)

Na coluna Renda Máxima desta semana, o consultor de investimentos Diego Guimarães analisa o programa Como Ficar Rico, que está disponível para assistir na Netflix. Em oito episódios, o autor de best-sellers nos Estados Unidos, Ramit Sethi, tenta ajudar pessoas a terem um relacionamento melhor com o dinheiro.

Programa que entrou no catálogo da Netflix em abril, Como Ficar Rico prova o quanto dinheiro é algo que deve ser levado a sério. O consultor Ramit Sethi, autor do livro I Will Teach You to Be Rich (em tradução livre: Eu Vou Te Ensinar a Ser Rico), mergulha na vida de pessoas anônimas nos Estados Unidos. Ele vê o tamanho das dívidas, gastos com cartão de crédito, ganhos e o mais importante: como o dinheiro escorre pela conta bancária.

Antes de simplesmente fazer a pessoa cortar os gastos, Ramit faz a pergunta: “Qual é a sua vida rica?”. Ele procura entender o que faz a pessoa feliz, quais são os principais objetivos de sua plenitude de vida.

A “vida rica” é poder viajar constantemente, a “vida rica” é poder ir a um restaurante e não se preocupar com o valor da conta ou o maior objetivo é morar em uma casa própria e confortável?

De acordo com o que a pessoa estabelece como prioridade, o especialista do programa Como Ficar Rico cria um planejamento. Por exemplo: o “sonho da casa própria” é algo que sempre foi reforçado. Mas será que faz sentido se endividar por uma casa própria no seu momento atual de vida?

Personagens do programa, um casal tinha como desejo investir mais dinheiro. Mas um não sabia o quanto o outro ganhava. O homem fazia compras por impulso e pagava US$ 400 por mês apenas para armazenar produtos que nunca havia usado. No programa Netflix, Ramit mostrou o que eles precisavam mudar para atingir a “vida rica”.

Já em outro caso, um homem tinha uma conta bancária para os gastos mensais da cachorra, mas não separava um valor pessoal para investir mensalmente.

É necessário assistir ao programa com o filtro de que ele foi feito para a realidade de quem mora nos Estados Unidos. Lá, os juros, a forma de comprar casas e os tipos de investimentos são diferentes dos que temos no Brasil. Só que endividamento e sonhos entram na parte de linguagem universal.

O método defendido por Ramit mostra que um planejamento financeiro não começa por onde você pode cortar os custos, mas sim no entendimento de quais são os sonhos da sua vida.

Eu, enquanto consultor de investimentos, também acredito nessa linha de pensamento de Ramit e de especialistas brasileiros, como Gustavo Cerbasi.

Você tem dúvidas de como administrar o seu dinheiro? Não sabe como fazer para começar a sair das dívidas? Quer entender as melhores opções de investimentos? Pode me chamar no WhatsApp para conversarmos melhor; clique aqui.

Diego Guimarães
Colunista do Crônicas do Agora e criador do Renda Máxima. Consultor financeiro com mais de 17 anos de experiência no segmento bancário, especializado no atendimento ao cliente Private e alta renda. Pós-graduado pela FGV em Gestão Empresarial, certificado pela CVM, Banco Central e AMBIMA para atuar no mercado financeiro e com especialização na Saint Paul para atuar com Derivativos Agrícolas e produtos estruturados na bolsa de valores. Construo a carteira dos meus clientes focada 100% no seu PROPÓSITO. Meu e-mail: diego.guimaraes@rendamaxima.com.br