Como escolher o melhor ar-condicionado? Siga as dicas e não erre

Mulher usa ar-condicionado em apartamento: saiba como escolher melhor aparelho em 2023
(Foto: Divulgação/Samsung)

O clima no Brasil esquentou. Depois do inverno mais quente dos últimos 60 anos, a primavera já começou trazendo uma onda de calor na maior parte do país. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) chegou a emitir um alerta de “grande perigo” para 11 Estados e o Distrito Federal nesta semana, ou seja, as pessoas devem ficar mais atentas com hidratação, pele e umidade dos ambientes. Em meio ao calorão, a busca pelo melhor ar-condicionado do mercado também subiu.

De acordo com a ferramenta Google Trends, a pesquisa por ar-condicionado mais que dobrou na última semana. Além de não ser dos itens mais baratos, pois os aparelhos partem de aproximadamente R$ 1.500, também acabam sendo vilões da conta de luz em caso de uso errado.

Por isso, se você está pensando comprar um ar-condicionado, o Crônicas do Agora preparou um guia rápido para facilitar a sua escolha.

BTUs x metros quadrados

O BTU representa a potência do ar-condicionado. A sigla significa “British Thermal Unit” ou Unidade Térmica Britânica. Quanto maior o número, maior a área que ele consegue resfriar de forma adequada. O recomendado é calcular aproximadamente 600 BTUs por metro quadrado.

Por exemplo, se você quiser comprar um aparelho para deixar mais frio um quarto ou escritório de até 15 metros quadrados, você pode escolher um de 9.000 BTUs. No entanto, se o seu desejo for usar o ar-condicionado para sala de estar e sala de jantar unificadas, opte pelo modelo a partir de 12.000 BTUs.