Cobrança extra da Netflix revolta assinantes; Procon é acionado

Logo da Netflix: Cobrança extra por compartilhamento de senhas irrita assinantes
Netflix começou a colocar em prática a proibição no compartilhamento de senhas (Foto: Divulgação)

Os assinantes da Netflix Brasil estão revoltados com um comunicado que a empresa soltou nesta terça-feira (23). Depois de muito ameaçar, o serviço de streaming começou a enviar para os clientes uma nova norma. A partir de agora, está proibido o compartilhamento de senhas entre pessoas que moram em casas diferentes. Quem quiser continuar com a prática, terá que arcar com uma cobrança extra de R$ 12,90 por mês.

O aviso foi compartilhado pela Netflix nas redes sociais. No e-mail, que começará a ser disparado aos clientes, constará o seguinte aviso.

A conta Netflix deve ser usada por uma única residência. Todas as pessoas que moram nesta mesma residência podem usar a Netflix onde quiserem. Seja em casa, na rua, ou enquanto viajam. Além disso, podem aproveitar as vantagens dos novos recursos como ‘Transferir um Perfil’ e ‘Gerenciar Acesso e Aparelhos’.

O assinante que quiser continuar compartilhando a senha precisará pagar uma taxa de R$ 12,90 por cada usuário extra.

Para o usuário controlar o uso da conta, a orientação é a seguinte. “Veja quais aparelhos estão conectados à sua conta. Encerre a sessão dos aparelhos que não deveriam ter acesso e, se necessário, altere a sua senha”.

A medida para barrar o compartilhamento de senhas já estava em discussão há mais de um ano. É uma tentativa de a empresa aumentar os lucros, depois da queda nos rendimentos.

A proibição, porém, é bastante rejeitada. Na Espanha, onde a cobrança extra já entrou em vigor, a Netflix perdeu 1 milhão de assinantes apenas no primeiro trimestre. Os dados são da Kantar.

Nos comentários do post nas redes sociais, os assinantes demonstraram toda a revolta contra a empresa. Alguns disseram que já tinham cancelado o serviço, enquanto outros apontaram que os preços dos planos Netflix já eram maiores do que a maioria dos concorrentes.

Outros internautas marcaram o perfil do Procon-SP. O órgão de defesa do consumidor deu uma orientação. “O consumidor que se sentir prejudicado pode registrar uma reclamação. Caso resida no Estado de São Paulo, acesse https://consumidor2.procon.sp.gov.br/login. Complete o cadastro e faça a reclamação”.

Planos Netflix

Atualmente, os preços dos planos Netflix são os seguintes:

• Padrão com anúncios – R$ 18,90 – Resolução Full HD (1080p) – Não permite download
  • Padrão – R$ 39,90 – Resolução Full HD (1080p) – Permite download
  • Premium – R$ 55,90 – Resolução 4k – Permite download