Cirurgião do Mal: a história chocante de Paolo Macchiarini na Netflix
Documentário que envolve uma trama com ciência, crime, amor e ética, Cirurgião do Mal está disponível para assistir na Netflix. A produção conta a história real do médico italiano Paolo Macchiarini, que enganou boa parte do universo científico ao tentar revolucionar a medicina regenerativa na década passada.
Aos pacientes, o cirurgião italiano representou uma segunda oportunidade de vida através de um transplante de traqueia sintética. À sua ex-noiva Benita Alexander, ex-produtora premiada do canal norte-americano NBC News, ele prometeu um romance de conto de fadas completo com viagens à Rússia, Grécia, Bahamas e um casamento a ser oficializado pelo Papa Francisco, com presença de celebridades e chefes de Estado.
A jornalista conheceu Macchiarini enquanto produzia o documentário Um Salto de Fé e logo estava quebrando uma das regras fundamentais do jornalismo: não se apaixonar pelo assunto da sua história.
Quando o documentário foi ao ar, em meados de 2014, o casal planejava fazer o grande casamento. No entanto, à medida que o grande dia se aproximava, Benita viu todos os planos se desfazerem. Finalmente, ela percebeu que seu amante havia mentido sobre quase tudo, inclusive sobre o estado civil. Macchiarini ainda era casado com sua esposa havia 30 anos.
“Ele [Paolo Macchiarini] enganava seus pacientes da mesma forma que me enganou”, diz a jornalista, que conheceu Macchiarini em 2013, quando ela tinha 40 anos.
“Eles estavam convencidos de que ele era a maior esperança de sobrevivência de seus entes queridos. Ele os fez acreditar que poderia ajudá-los da mesma forma que me fez acreditar que me amava e que amava minha filha, e que cuidaria de nós pelo resto de nossas vidas”.
Benita Alexander, ex-namorada enganada pelo médico
História real de Paolo Macchiarini
A história falsa de amor contada para a jornalista, porém, foi apenas uma das farsas do médico. Paolo Macchiarini chegou a ser visto como um dos principais especialistas mundiais em transplante de traqueia sintética. Dois dos pacientes do cirurgião, porém, morreram após os transplantes. Ele passou a ser alvo de suspeitas de falsificação de currículo e de registros de trabalho.
Segundo reportagem da BBC, Paolo Macchiarini ganhou destaque depois de ter realizado, em 2008, o transplante da traqueia de um homem morto para uma paciente colombiana com tuberculose em um hospital de Barcelona, na Espanha.
O procedimento fez com que o Instituto Karolinska, da Suécia, o contratasse. Em 2011, ele recebeu o título de primeiro médico a implantar uma traqueia artificial revestida de células-tronco em um paciente que sofria de câncer. O procedimento deu a Macchiarini status de pioneiro no campo da medicina regenerativa. As mais famosas revistas científicas do mundo abriram espaço para que ele publicasse estudos.
No entanto, o prestígio começou a ruir em 2014, quando ele passou a ser alvo de denúncias dos próprios colegas de profissão sobre estudos inconsistentes. De revolucionário, o cirurgião italiano passou a ser visto como uma fraude.
O documentário Cirurgião do Mal na Netflix conta a história completa e o resultado das investigações. Conheça as famílias das vítimas, a ex-noiva e alguns colegas que contam tudo e oferecem acesso exclusivo a revelações bombásticas em busca de justiça.
Cirurgião do Mal
- Onde assistir: Netflix
- Número de episódios: 3
- Lançamento: 29 de novembro de 2023
Assista ao trailer abaixo:
LEIA TAMBÉM -> Dica Netflix: Uma Família Quase Perfeita