Cinema IMAX: Descubra como é a sala e se vale a pena o preço
Esqueça a experiência tradicional de ir ao cinema. Quando o assunto é sala Imax, a imersão visual e sonora são muito maiores. Mas os defeitos da experiência também são grandes e podem deixar o telespectador desconfortável.
O Crônicas do Agora te conta como é a sala Imax. A tela é gigantesca. Para quem nunca foi a uma sessão como essa, saiba que entrar no espaço e dar de cara com a tela gigante vai fazer seu queixo cair: são 21 metros de largura por 14 metros de altura. Isso equivale a sete elefantes em fila. As dimensões ampliadas garantem ao telespectador quase 30% mais imagem.
O som da sala Imax também é bem mais alto. Quem não está acostumado a ouvir música alta ou ligar os fones de ouvido nas alturas pode estranhar — que foi o meu caso. O volume estrondoso chega a assustar e causar até uma certa angústia.
Em filmes como Oppenheimer, que fala sobre a criação da bomba atômica, a sensação que se tem é que os decibéis estão fora de controle a cada vez que uma explosão se dá nas telas.
Por que ver Oppenheimer em cinema Imax?
O filme dirigido por Christopher Nolan e estrelado por Cillian Murphy foi criado justamente para uma sala do tipo Imax, levando em conta suas dimensões e outras especificidades técnicas.
Qual a diferença?
Além da tela maior e do volume mais alto, a sala Imax tem comprimento mais compacto do que as tradicionais. Em compensação, a largura é maior.
Ainda assim, a disposição das poltronas não favorece os telespectadores mais baixinhos. As legendas ficam muito embaixo e atrapalham a visão, deixando a experiência técnica menos importante que o básico: realmente ver, ler a legenda e entender o filme.
O preço da sala Imax também aparece como um diferencial negativo.
Costuma custar o dobro do que é cobrado em uma sala comum. No cinema do Shopping Bourbon, em São Paulo, uma ida ao filme Oppenheimer durante a semana custa R$ 32. A mesma entrada inteira na sala Imax sobe para R$ 60.
Sala Imax em São Paulo: em quais cinemas assistir?
Na capital paulista, a sala Imax está disponível em três cinemas da cidade:
- JK Iguatemi (Cinépolis)
- Shopping Bourbon (Espaço Itaú de Cinema Pompéia)
- Shopping Anália Franco (UCI)
Cinemas de Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, Recife, entre outras, também contam com a tecnologia. As salas chamadas XD (Cinemark) e Macro XE (Cinépolis) entregam mais do que as convencionais, mas ainda são inferiores à Imax.
Veja abaixo uma sala Imax lançada em Salvador pela rede UCI no ano passado:
LEIA TAMBÉM: