Celular com tela rolável: Conheça o Samsung Rollable Flex

Samsung Rollable Flex, celular com tela rolável
Projeto de tela "rolável" da Samsung (Foto: Divulgação)

Depois da Samsung lançar uma linha de celulares com tela dobrável, o Galaxy Z Flip, a marca promete uma novidade no mínimo diferenciada. O informante Tech_Reve, perfil que se dedica a antecipar novidades do mundo da tecnologia no Twitter, afirmou que, até 2025, a Samsung pretende lançar um celular “rolável”, com ainda mais flexibilidade e variação de tamanho. O Crônicas do Agora vai te contar um pouco mais sobre a novidade:

Como funciona?

A tela OLED não deve ter bordas ou divisões visíveis, ocupando todo o display. Além disso, o dispositivo deve ter uma câmera de selfie sob o display, melhorada e sem recortes, mantendo a discrição do componente no design do produto.

A tela flexível, que também está sendo chamada de “deslizável”, pode expandir em até 12,4 polegadas ou se manter em dimensões menores, caso necessário. Para isso, o hardware traz um pequeno motor embutido que faz todo o trabalho de abrir e fechar o painel enrolável, conforme a necessidade do usuário.

Além do celular com tela rolável, o aparelho que pode se transformar em tablet também é um dos projetos da Samsung. Um novo protótipo que pode ser dobrado e deslizado ao mesmo tempo foi anunciado pela empresa na CES 2023.

O canal Samsung Display mostrou um exemplo da tecnologia:

A Samsung não é a única empresa com pesquisas nessa área. A Motorola também anunciou, em outubro do ano passado, um modelo de celular que pode mudar de tamanho, ficando entre 5 e 6,5 polegadas. Além disso, a LG mostrou um protótipo de celular enrolável na CES 2021. Ambos ainda não saíram do papel.

Galaxy Z Flip

Enquanto o celular com o display rolável ainda não é oficializado, o modelo da Samsung com tecnologia diferenciada para tela é o Galaxy Z Flip. Na Amazon, o Z Flip5 5G 512GB Tela dobrável de 6.7″ sai por R$ 6.989.