Bela Vingança: o final explicado do polêmico filme Netflix

Bela Vingança é um filme na Netflix que tem como protagonista Cassandra, interpretada por Carey Mulligan
Cena da protagonista Cassie (Carey Mulligan) viralizou, despertando discussões sobre tema polêmico

Disponível para assistir na Netflix, Bela Vingança é um filme de 2020 que deu o que falar e viralizou nas redes sociais ao levantar questões sensíveis relacionadas à predação sexual. É vencedor do prêmio BAFTA e do Oscar de 2021, também indicado ao Globo de Ouro do mesmo ano.

This is a man’s world, this is a man’s world

(Este é um mundo de homens, de homens) – James Brown

“Nem todos os homens, mas sempre um homem”: a narrativa de Cassandra, ou Cassie, em Bela Vingança expõe grandes problemáticas do privilégio masculino, encerrando a narrativa com um final poderoso e impactante.

Esse privilégio é perceptível durante todo o filme, quando em diversos momentos, do início ao fim, os personagens masculinos tentam agredir, atacar ou descredibilizar as mulheres.

  • Nota no IMDB: 7,5/10
  • Rotten Tomatoes: 90% de aprovação da crítica e 87% de aprovação do público

Qual é a história do filme?

Cassandra (Carey Mulligan) é uma ex-estudante de Medicina que largou a faculdade e trabalha em uma cafeteria, vivendo uma vida aparentemente normal morando com os pais. Contudo, existe um segredo sobre sua vida: semanalmente, vai a boates caçando um típico específico de homem.

Sua busca se deve a um acontecimento terrível do passado que destruiu a vida da melhor amiga, Nina. Por causa de dores do passado, ela busca uma bela vingança a todo o custo.

Assista ao trailer:

Entenda o final de Bela Vingança

Alerta! A partir daqui, existem spoilers do filme

Atormentada pela morte de Nina, causada após ela ser vítima de um episódio de violência sexual, Cassie abandona a faculdade de Medicina para cuidar da amiga e, após sua morte, passa a assombrar homens que se aproveitam de mulheres vulneráveis.

No entanto, o seu alvo principal tem nome e rosto: Al Monroe (Christopher Lowell). Ela fará o que está ao seu alcance para que ele tenha a vida estragada na mesma medida do que fez a Nina. Durante o processo, a protagonista se apaixona pelo também antigo colega de faculdade, Ryan (Bo Burnham).

Em determinado momento do filme, Cassie parece desistir do plano de vingança e se mostra determinada a embarcar em uma nova jornada, na qual ela segue em frente e deixa para trás o que fizeram com Nina.

Mas tudo muda quando surge um vídeo da noite na qual a vida da sua melhor amiga foi destruída e ela descobre que seu namorado, Ryan (Bo Burnham), também estava envolvido com o caso.

A partir de então, seu sangue nos olhos volta e a vingança entra em ação. Tudo se encaminha para um óbvio e aguardado encerramento para a protagonista. No entanto, o predador de Nina consegue escapar de Cassie e a mata depois que ela tenta executar a sua bela vingança.

A sensação gerada é de impunidade, visto que Al encobre seu crime e segue a vida normalmente, chegando a dar continuidade ao seu casamento. Contudo, nos minutos finais, a polícia chega à cerimônia com provas do assassinato de Cassie e a ordem dos acontecimentos muda totalmente o caminho dos fatos, levantando muitas dúvidas.

Vamos lá: Cassie morre ou não em Bela Vingança?

Mesmo quando tudo parece perdido e acreditamos que Al e as testemunhas de seu crime irão escapar do que fizeram após a morte da protagonista, três coisas acontecem:

1. Um envelope chega ao advogado Jordan (Alfred Molina) 2. Mensagens de texto de Cassie chegam ao celular de Ryan 3. Gail (Laverne Cox) recebe o outro lado do medalhão, com o nome de Cassie.

A sequência cria uma confusão em relação ao final de Bela Vingança, que, de certa forma, tem um final aberto. Afinal, Cassie está morta mesmo? Ou tudo não passa de um mal entendido e ela programou tudo para que fingir sua morte?

Neste caso, são os detalhes que entregam o encerramento, deixando tudo nas entrelinhas. Primeiro, é importante ressaltar que, durante a conversa com Ryan, o oficial que investiga o desaparecimento de Cassie informa que ela sumiu na sexta-feira, depois de informar a Gail que vai fazer uma viagem a trabalho.

Contudo, minutos antes o ex-namorado confirma que a viu pela última vez na quinta-feira. Este foi o momento no qual ele entrega para ela o endereço da despedida de solteiro de Al. Portanto, passou-se um dia entre os dois acontecimentos. Tempo suficiente para que Cassie se preparasse para uma possível falha em seu plano.

Outra dica são as mensagens no celular de Ryan, pois há uma observação que aparece no aparelho, apontando que se tratam de envios programados. Ou seja, não são mensagens instantâneas, mas planejadas para que toda a implosão do caso acontecesse no casamento.

A partir daí, é possível chegar à conclusão que, ciente de que a situação poderia se inverter, Cassie envia o envelope a Jordan com as provas e dicas sobre onde estaria, além do medalhão para Gail, antes de se encaminhar ao chalé.

Logo, Cassie de fato foi assassinada no chalé – tornando-se vítima da violência de homens, a mesma que combateu com tanto ardor. Contudo, o plot twist é que ela quebra o ciclo destrutivo, preparando-se para denunciar os responsáveis, mesmo quando não estava mais lá para ver aquilo.

Onde assistir?

Bela Vingança está disponível na Netflix, mas também pode ser alugado através das plataformas da Claro Video, da Amazon e do Google Play (R$ 6,90).

Mallú Ferreira
Redatora do Crônicas do Agora. Jornalista e mestre em Letras que trabalha com redação publicitária e revisão ortográfica. Buscando sempre se desenvolver na carreira, que tem foco e textos para o ambiente digital. Por fim, e mais importante, aspirante a escritora que vê significados e conexões nos fatos mais simples da vida. E-mail: jornalista.marialuiza@gmail.com