Abav Expo 2023 e a força do Turismo no Brasil

O ministro do Turismo Celso Sabino (de camiseta branco) ao lado de Magda Nassar, presidente da Abav (Foto: Roberto Castro/MTur)

A Abav Expo 2023, edição que comemora o 50º ano do maior evento de Turismo da América Latina, acontece entre os dias 27 e 29 de setembro, no Rio de Janeiro. Em um espaço de 37 mil metros quadrados, divididos entre os pavilhões 3 e 4 do Riocentro, na Barra da Tijuca, a feira de negócios tem como objetivo turbinar um setor que já movimenta mais de R$ 80 bilhões por ano na economia brasileira. O Crônicas do Agora está presente no evento.

São mais de 1.500 marcas expositoras, sendo que 45% do público é composto por agentes de viagens. A expectativa é receber mais de 40 mil pessoas ao longo dos três dias.

Na edição de 2023 da Abav Expo, houve 37% de aumento no número de operadores e 86% de aumento de novos expositores ou que não foram expositores nos últimos dois anos. Além disso, há estandes de 15 destinos internacionais, 25 Estados com estandes próprios e um representado por sua capital, além do Distrito Federal. 22 empresas do segmento hoteleiro e 23 empresas do setor de tecnologia também têm estandes próprios.

A abertura do evento contou com diversas autoridades, como o ministro do Turismo, Celso Sabino e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Outros nomes: a vice-presidente de negócios e varejo do Banco do Brasil, Carla Nesi; o presidente da Embratur, Marcelo Freixo; o prefeito do Rio, Eduardo Paes; o secretário de Turismo do RJ, Gustavo Tutuca; o presidente da CNC, Alexandre Sampaio; o presidente do Fornatur, Fabrício Amaral; o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz; e a presidente da Abav, Magda Nassar.

“Vamos ter mais de 60 apresentações nesses três dias de evento, com a Abav cumprindo o seu papel de fomentadora do turismo, entregando mais de cinco mil pessoas capacitadas. Vocês vão viajar pelos 37 mil m² numa jornada de uma Abav ainda mais inclusiva, ambientalmente responsável e com muito foco na governança”, disse a presidente da associação.

Magda Nassar, presidente da Abav

Os números da Abav

Organizadora da Abav Expo, a Abav é a Associação Brasileira de Agências de Viagens. Como o nome sugere, representa os interesses de agências de viagens e de diferentes setores do Turismo, de operadoras de turismo corporativo ao pequeno agente de viagens, representando 80% das vendas de pacotes turísticos do Brasil.

Números da Abav em 2023