A Queda da Casa de Usher: entenda história da série de terror Netflix

Cena da minissérie Netflix A Queda da Casa de Usher, baseada em um conto de Edgar Allan Poe
Cena de A Queda da Casa de Usher, baseada em conto de Edgar Allan Poe

A Queda da Casa de Usher, um dos lançamentos de série mais aguardados do mês, está disponível para assistir na Netflix. O elenco tem nomes como Bruce Greenwood, Carla Gugino e Mark Hamill. Adaptação do conto de Edgar Allan Poe (1809-1849), a minissérie de terror despontou com nota alta no IMDB: 7,8/10.

Mike Flanagan, responsável por títulos que são sucesso na plataforma, como A Maldição da Residência Hill, A Maldição da Mansão Bly e O Clube da Meia Noite, comanda a produção.

Afinal, qual é a história de A Queda da Casa de Usher?

A grande razão para a expectativa dos fãs de terror pela minissérie é que seu roteiro tem inspiração em uma obra que talvez seja uma das mais ilustres do autor Edgar Allan Poe, com publicação originalmente em 1840, e que leva o mesmo nome da produção da Netflix.

-> Compre aqui o livro que inspirou a série A Queda da Casa de Usher

A trama traz como protagonistas os irmãos Roderick (Bruce Greenwood) e Madeline Usher (Mary McDonnell), que comandam um império construído com os frutos de sua lucrativa -e corrupta- empresa farmacêutica.

Eles constroem juntos uma dinastia familiar para proteger sua fortuna e futuro. Contudo, observam seus planos desmoronarem quando os herdeiros de Roderick começam a morrer misteriosamente.

Não tenho, de fato, aversão ao perigo, mas, sim, ao seu efeito absoluto – o terror. Neste desalentado e deplorável estado, sinto que, mais cedo ou mais tarde, chegará o momento em que deverei abandonar a vida, junto com a razão, em alguma luta com o sinistro fantasma, o MEDO. (Edgar Allan Poe em A Queda da Casa de Usher)

Além da história dos Usher, outros contos de Poe também fazem parte da minissérie.

Assista ao trailer:

Quem foi Edgar Allan Poe?

Fonte: Portal Poetry Foundation

Edgar Allan Poe (1809-1849) foi um poeta, escritor, crítico literário e editor norte-americano. Um de seus trabalhos mais notórios foi o poema “O Corvo”, que também recebeu adaptação para os cinemas.

Poe se destaca por causa de seu pioneirismo em um novo gênero e estilo literário, escrevendo contos de mistério e horror. Por causa de tal impacto que suas obras causam e da repercussão que têm até os dias de hoje, muitas já foram alvo de adaptação para os cinemas e a TV,

Sua escrita também é citada em séries como The Following, que não necessariamente se apropriam de um conto estruturado por Poe, mas de seu estilo obscuro e fúnebre.

LEIA TAMBÉM:

Mallú Ferreira
Redatora do Crônicas do Agora. Jornalista e mestre em Letras que trabalha com redação publicitária e revisão ortográfica. Buscando sempre se desenvolver na carreira, que tem foco e textos para o ambiente digital. Por fim, e mais importante, aspirante a escritora que vê significados e conexões nos fatos mais simples da vida. E-mail: jornalista.marialuiza@gmail.com