Os vilões de Esquadrão Suicida nas HQs

Sucesso de público – mas nem tanto de crítica – Esquadrão Suicida invadiu as salas de cinema recentemente. Mas a formação atual era bem diferente em 1959, quando o grupo surgiu com criminosos que se dispunham a lutar pelo país na Segunda Guerra Mundial.

O Esquadrão que conhecemos atualmente apareceu apenas em 1986, com supervilões da editora DC Comics. Como bem representado no filme, o grupo está sob o comando de Amanda Waller, Rick Flag e o General Frank Rock, e seus membros são:

 

Christopher Weiss (Amarra)

Trabalhando em uma fábrica de cordas, Christopher desenvolve certa habilidade com elas e aprende a utilizá-las em combate. Ele não tem nenhum poder, apenas habilidades adquiridas. Na tentativa frustrada de matar um herói, o Amarra acaba preso e lá ele é chamado para fazer parte do Esquadrão.

Tatsu Yamashiro (Katana)

Ela não é necessariamente parte do Esquadrão, mas aparece muitas vezes nos quadrinhos. Mesmo não sendo vilã, ela já lutou contra heróis, como o Batman, por exemplo, que foi quem a treinou. Amada por dois irmãos, Tatsu escolhe um deles, e o outro, rejeitado, entra para uma organização criminosa japonesa, onde recebe duas espadas – uma delas é magica. O irmão rejeitado mata o marido de Tatsu e a coloca numa posição de busca por justiça. Tatsu então viaja para os EUA, e lá se transforma em  “Katana”.

George Harkness (Capitão Bumerangue)

Um menino pobre cheio de habilidades com bumerangues, que tenta viver honestamente, mas logo vê que precisa do mundo do crime para sobreviver. É um dos principais vilões do Flash, essencial para o desenrolar do Velocista Escarlate nos quadrinhos, mas é no Esquadrão que podemos conhecer suas peculiaridades: interesseiro, chato, preconceituoso e egoísta.

O ator Jai Courtney (ATENÇÃO: AVISO DE SPOILER) o interpreta muito no filme. Podemos ver claramente uma referência das HQs, quando George causa a morte de membros da equipe apenas por curiosidade.

June Moone (Magia)

Os fãs mais antigos de quadrinhos lembram-se dela em Aventuras Estranhas, em 1966. Ela também pode ser vista em “Liga da Justiça Sombria, Novos 52”, que é liderada por John Costantine.

Diferente do filme, June ganha nas HQs seus poderes numa festa a fantasia de um castelo antigo. Num lugar secreto, encontra um ser mágico, que dá poderes pra que ela elimine uma magia sombria naquele lugar.  Sem conseguir controlar tal magia, June adquire outra personalidade, mais maligna e malvada, ameaçando o próprio Esquadrão Suicida.

Rick Flag

Existem 3 Ricks Flags na DC Comics: pai, filho e neto. Vamos falar então daquele que vimos no filme, Rick Flag Júnior. Seu pai foi o líder do primeiro Esquadrão Suicida, aquele citado no início do texto, formado por criminosos na Segunda Guerra.

Seguindo os passos do pai, ele trabalha para o Governo quando é chamado para liderar o Esquadrão, mesmo odiando ter que lidar com vilões, principalmente com o Pistoleiro, que tem o mesmo peso na hierarquia do grupo.

Floyd Lawton (Pistoleiro)

Um assassino de aluguel que aparece pela primeira vez numa edição do Batman de 1950. O verdadeiro TOPA TUDO POR DINHEIRO, convive com o sonho de matar o Homem-Morcego.

Ele não tem poderes, apenas um olho cibernético (no filme é apenas um visor) e uma ótima mira. Nunca errou um tiro, apenas quando atirou no Batman. Personagem principal do Esquadrão, toma para si a responsabilidade de motivar e guiar os  violões/anti-heróis nessa jornada.

Harley Quinn (Alerquina)

A personagem feminina mais amada pelos fãs da DC Comics. Mulher louca, insana, capaz de tudo por Coringa, o seu grande amor. Após  conhecer o Palhaço, Harley larga toda sua vida para se dedicar ao vilão de Gotham. Todo mundo adora ver a namoradinha do Coringa fazendo o bem mesmo que sem querer, mas sem perder a sua insanidade clássica.

Waylon Jones (Crocodilo)

Outro vilão do Batman, “Croc”, um garoto que nasceu com uma deficiência genética que o torna parecido com um crocodilo, sofreu abusos em sua infância difícil, e então decidiu virar um chefe do crime, o que o coloca contra o Cavaleiro das Trevas e até mesmo contra o Coringa.

Nos quadrinhos, ele não tem muita ligação com o Esquadrão, mas sim com outros grupos de super vilões. Porém, se aparece no filme, tem que estar nessa lista.

Chato Santana (El Diablo)

Novato da turma, chegou nas HQs do Esquadrão apenas agora em Os Novos 52. Existem 3 vilões “El diablo” na DC comics, mas aqui vamos falar é de Chato Santana, o mesmo visto no filme.

Depois de encontrar Lazarus Lane (primeiro El Diablo) em coma num hospital, Chato Santana ganha seus poderes e vira um gângster perigoso, colocado no corredor da morte depois de incendiar sua família. Seus poderes são todos de controle sobre o fogo.

 

Se liga nessa CRÍTICA do filme que o canal Iniciativa Solo fez…