Kong: A Ilha da Caveira | 5 motivos pra você assistir a esse pipocão de qualidade

De acordo com o dicionário informal da cinefilia, um filme pipocão é aquele feito com fins praticamente exclusivos de diversão e entretenimento – nada muito cult ou intelectual. Sem grandes revoluções ou temas pra debate. É o tipo de produção bem hollywoodiana, com muita ação, aventura, explosões, soluções rápidas e uma certa dose de romance.

Pra ser sincero, eu sempre achei sensacionais filmes assim, ainda mais quando tem umas criaturas diferentes, tipo um gorila gigante. O problema é que boa parte deles tem caído na ausência de roteiro, atuações ruins e forçação de barra excessiva até pra uma ficção.

Este, definitivamente, não é o caso de Kong: A Ilha da Caveira, que entrou em cartaz nos cinemas no dia 9 de Março. O longa dirigido por Jordan Vogt-Roberts entrega nas suas duas horas de exibição uma trama ágil, interessante e com diversas referências ao universo pop de games e animes. É um show!

Pra ser direto, aí vão 5 motivos pra você ir ao cinema e assistir a esse pipocão de qualidade sem medo de ser feliz:

1 – AÇÃO DO INÍCIO AO FIM

Da primeira cena, quando dois aviões, durante a Segunda Guerra Mundial, caem em uma ilha desconhecida no Pacífico Sul, até a cena da batalha final, o filme mantém um ritmo alucinante. Parece um trailer de duas horas com começo, meio e fim. E isso não é uma crítica negativa, apenas quer dizer que, assim como num trailer, tudo acontece bem depressa.

O diretor optou por abusar da trilha sonora, do corte rápido de cena e não deu espaço pra grandes apresentações de personagens ou situações. Mesmo assim, a trama não perde o sentido ou deixa pontas soltas.

É uma explicação rápida e ação. A contextualização ligeira de um personagem e ação. A inserção de um novo elemento e ação. Tudo sempre acaba em explosões, tiros, mortes, monstros e KONG!

2 – KONG NA VEIA

Um dos grandes méritos de Kong: A Ilha da Caveira é abusar do seu protagonista! Ao contrário do que aconteceu com o filme do Godzilla em 2014, o gorilão gigante dá as caras desde o início e impressiona pelo realismo e qualidade com que foi feito. Ele age como um guerreiro em defesa do seu território, causando sentimentos diversos nos espectadores ao longo da história.

3 – A ILHA DA CAVEIRA

Cenário principal da trama, a Ilha da Caveira lembra um pouco Jurassic Park, com a aparição repentina de criaturas em diferentes momentos. Aos poucos, entre um susto e outro – principalmente se você estiver assistindo em 3D – os conterrâneos de Kong vão sendo revelados. Num primeiro momento, fica difícil descobrir de que lado eles estão: vilões ou mocinhos dos humanos?

Os monstros colaboram pra criar o clima de aventura e suspense, que são importantes quando se trata de uma ilha desconhecida.

4 – BONS PERSONAGENS

Tom Hiddleston, Brie Larson e Samuel L. Jackson entregam o que se espera de seus personagens. Mesmo com os diálogos e explicações suprimidos pela ação contínua, o trio principal convence. Mas é bom que se ressalte: não há espaço para o desenvolvimento do romance do casal de mocinhos.

Tom é James Conrad, um ex-soldado inglês convidado pelo cientista americano Bill Randa (John Goodman) pra ajudar na missão de desbravar a Ilha da Caveira; Brie é Mason Weaver, uma fotógrafa curiosa e destemida que embarca na empreitada; e Samuel é Preston Packard, tenente-coronel do exército que, ao sair do Vietnã, recebe a ordem de levar sua equipe pra fazer a escolta dos cientistas – Packard alterna entre a amargura e a vingança, sem medo de alcançar o que quer.

O melhor personagem, porém, é Hank Marlow – interpretado por John C. Reilly. Principal alívio cômico do filme, ele é engraçado desde a sua primeira aparição – além disso, entra com a função de contextualizar os principais mistérios e lendas da Ilha.

5 – REFERÊNCIAS E TRILHA SONORA

Quem curte games e animes, vai se ver representado! A fotografia e alguns movimentos de câmera dão um tom de produção oriental em determinados momentos. Sem contar referências a diversos filmes, que vão sendo identificadas cena a cena.

Algo que também impressiona positivamente é a trilha sonora. Tem muita música em Kong: A Ilha da Caveira, com direito a Jimi Hendrix, Creedence, Rolling Stones e JORGE BEN JOR. Ouça a playlist completa aqui no link do Spotify. É boa demais e com vários hits dos anos 70, década em que se passa o longa!

ATENÇÃO: KONG TEM CENA PÓS-CRÉDITOS!!!

Trailer:

Sinopse: 1944, durante a Segunda Guerra Mundial. Dois aviões, um americano e outro japonês, são abatidos em pleno combate aéreo. Os pilotos sobrevivem, chegando a uma ilha desconhecida no Pacífico Sul. Lá eles dão continuidade à batalha, sendo surpreendidos pela aparição de um macaco gigante: Kong. Em 1973, Bill Randa (John Goodman) tenta obter junto a um político norte-americano a verba necessária para bancar uma expedição à tal ilha perdida. Ele acredita que lá existam monstros, mas precisa de provas concretas. Após obter a quantia, ele coordena uma expedição que reúne militares, liderados pelo coronel Preston Packard (Samuel L. Jackson), o rastreador James Conrad (Tom Hiddleston) e a fotógrafa Mason Weaver (Brie Larson).