Cânion do Xingó, uma das maravilhas do Rio São Francisco
O rio São Francisco é um dos mais importantes do Brasil e da América do Sul. Muitas vezes esquecemos de colocá-lo nas nossas opções de destino. Nesta segunda-feira (14) estreia a nova novela da Globo, Velho Chico, que se passa na fictícia Grotas do São Francisco, no nordeste brasileiro. A novela promete trazer as belezas do rio para os espectadores e, com isso, aumentar o número de turistas interessados em conhecer o local.
Para entrar no clima, o Crônicas traz uma dica de um dos lindos lugares que a região do rio São Francisco oferece: o Cânion do Xingó, uma das maiores maravilhas naturais do Nordeste, localizado no sertão de Sergipe.
O cânion é considerado o quinto maior do mundo e o maior navegável, possui belos paredões rochosos esculpidos pelo tempo e clima, com mais de 60 mil anos. O cânion surgiu após o represamento das águas do rio São Francisco para a construção da Usina Hidrelétrica do Xingó. Uma empresa de turismo oferece um roteiro de visitação, que começa em Aracaju, capital do estado.
1° dia – Aracaju
Chegada no aeroporto, recepção da equipe CVC local e traslado até o hotel escolhido.
2° dia – Aracaju
Passeio aos principais pontos turísticos da cidade. Aracaju foi fundada em 1855, sendo uma das primeiras cidades planejadas do país, com ruas centrais traçadas em forma de tabuleiro de xadrez. Neste passeio, você conhecerá o mirante da 13 de Julho, Praça Tobias Barreto com viveiro de aves silvestres, novo mercado Municipal, Rua 24 Horas com o Artesanato local, Catedral Municipal, Colina de Santo Antonio, onde se tem uma visão de toda a cidade e da Praia de Atalaia. Após o Tour Histórico, você seguirá para as praias mais frequentadas e belas do litoral sul sergipano como Aruana, Robalo, Náufragos, Mosqueiro, com parada para banho de mar e com toda a estrutura de lazer.
3° dia – Dia Livre
Sugestão de passeio (não incluso) ao Mangue Seco. Essa praia é muito famosa por ter sido palco da novela Tieta e romance de Jorge Amado. Neste passeio, você seguirá pelo litoral sul, com travessia de balsa (10 minutos) parando nas dunas da Praia do Saco, para apreciar uma visão maravilhosa da paisagem. O passeio continuará até Porto do Mato, onde será feita uma travessia de lancha pelos rios Piauitinga e Real, com duração aproximada de 10 minutos. Chegando em Mangue Seco, a dica é o aluguel de bugres para passear pelas dunas e coqueiros (cenários de gravações da novela Tieta do Agreste) até chegar no ponto de parada para banho de mar. O almoço e aluguel de bugre são opcionais.
4° dia – Aracaju / Cânion de Xingó
Saída de Aracaju direto para os cânions de Xingó , você sairá em direção a Canindé do São Francisco, entre terras áridas e secas, passando pelo projeto Califórnia de irrigação, onde o contraste é radical, plantações de uva, acerola, maçã, quiabo, feijão, entre outras, todas no meio do sertão. Às margens do “Velho Chico” estará a imponente Usina Hidroelétrica de Xingó, com um reservatório de 60km², formando imensos Canyons. Você embarcará em um Catamarã ou escuna com uma parada para banho em atracadouro no meio do Canyon, que serve como base para mergulhos de até 150 metros de profundidade. No retorno, haverá uma parada para almoço (opcional). Saindo do almoço a hospedagem será realizada no Xingó Parque Hotel.
5° dia – Dia Livre
Sugestão de passeio (não incluso) a cidade de Piranhas e a Hidrelétrica de Xingó. Por volta das 15 horas, ocorre a saída do Xingó Parque para Aracaju.
6° dia – Dia Livre
Sugestão de passeio (não incluso) de catamarã no delta do Rio São Francisco.
7° dia – Aracaju
O visitante terá o transporte para o aeroporto no horário estipulado.
Xingó Parque Hotel
Serviços inclusos:
- Transporte aéreo – ida e volta.
- Transporte – aeroporto / hotel / aeroporto.
- Hospedagem – 7 diárias com café da manhã.
- Atividades – passeio aos principais pontos turísticos de Aracaju, visita ao Museu de Arqueologia e passeio de escuna ou similar pelo Cânion de Xingó.
Preço por pessoa: R$1.928,00 (até 10x)
A oferta está disponível no site da CVC.