Mulheres no Cinema | A desigualdade na indústria e uma lista de 5 filmes com direção feminina
No Dia Internacional da Mulher, o cinema é um dos setores que demonstra a enorme desigualdade entre gêneros. De acordo com um estudo da San Diego State University, mulheres no cinema representaram apenas 29% dos protagonistas dos 100 filmes de maior bilheteria nos Estados Unidos em 2016. Por incrível que pareça, esse foi o melhor número desde que a pesquisa começou a ser feita, em 2002.
As chances de protagonismo feminino aumentam em produções com ao menos uma diretora e/ou roteirista; nesses casos, mulheres representam 57% das protagonistas. O índice cai para apenas 18% nos filmes só com homens na direção e/ou no roteiro.
O levantamento avaliou 2.595 personagens que apareceram nos 100 filmes estudados, que excluem títulos estrangeiros. Outro dado revelado pelo estudo é que personagens masculinos têm mais chances de terem sua profissão identificada: 86% contra 78% das mulheres; e de serem mostrados trabalhando: 61% contra 45%. Além disso, 68% dos personagens masculinos não têm estado civil definido, contra 54% das mulheres.
A matéria completa foi publicada no Brasil pelo site Mulher no Cinema, que celebra o trabalho feminino nas telas com um conteúdo extremamente relevante.
FILMES DIRIGIDOS POR MULHERES
A galera do canal Cinerama TV, no YouTube, fez um vídeo mostrando 5 filmes dirigidos por mulheres, com dados interessantes sobre a desigualdade de gêneros na indústria cinematográfica.
Veja a lista.
https://www.youtube.com/watch?v=zGiZndgqgko