Destinos à Deriva: filme Netflix é baseado em história real?
Destinos à Deriva, filme espanhol lançado no final de setembro pela Netflix, tem feito muito sucesso e está entre os principais destaques da plataforma nesta semana. Albert Pintó (La Casa de Papel) dirige, com roteiro de Indiana Lista. No elenco da história, estão Anna Castillo e Tamar Novas.
Por ter uma premissa que causa aflição e comoção desde o início, o filme gerou no público uma grande dúvida sobre a origem da história. Seria Destinos à Deriva uma produção que tem como inspiração fatos reais? Vamos te explicar neste texto.
Afinal, qual é a história do filme?
Destinos à Deriva conta a história de Mia (Anna Castillo) e Nico (Tamar Novas), um casal que busca fugir de um país totalitário. Contudo, eles precisam se separar em determinado ponto e, a partir de então Mia, precisa lutar pela sua vida.
Grávida e longe do marido, ela se vê presa no container onde se escondeu durante a fuga deles do país de origem. Agora está sozinha à deriva no meio do oceano e, por causa de tais circunstâncias, precisará fazer o impossível para salvar a filha e reencontrar Nico.
Assista ao trailer:
Destinos à Deriva é baseado em fatos reais?
Não. Apesar da trama emocional e que se assemelha bastante a casos reais de migração em países sob regime totalitário, o roteiro é totalmente original de Indiana Lista, em colaboração com Ernest Riera, Miguel Ruz, Seanne Winslow e Teresa Rosendoy.
Contudo, Albert Pintó afirmou em entrevista que Lista conhece profundamente histórias de imigrantes mexicanos e sua tentativa de atravessar a fronteira. Logo, sua inspiração pode ter partido daí. Migrantes foram entrevistados e suas histórias colaboraram com a narrativa de Destinos à Deriva.
- Nota no IMDB: 6,5/10
- Avaliação Rotten Tomatoes: 57% de aprovação da crítica e 66% do público
Leia também: