Quem é a diretora do filme Barbie? Greta Gerwig já foi indicada ao Oscar
O filme da Barbie tem como diretora Greta Gerwig, cineasta que acumula trabalhos de sucesso e até mesmo uma disputa ao Oscar. Em 2018, ela se tornou apenas a quinta mulher a receber uma indicação à estatueta de melhor direção por Lady Bird (2017), cujo roteiro de sua autoria também foi indicado ao principal prêmio do cinema mundial.
Greta, Margot Robbie e Ryan Gosling estão em alta por causa da explosão de nostalgia causada pelo filme da Barbie. Em entrevista ao Fantástico, a diretora afirmou que temeu pela concretização do longa.
“A gente achava que ninguém ia deixar fazer esse filme. Ele é muito estranho, muito grande, muito maluco. A coisa toda foi muito surreal. É como se todos fossem meus bonecos e eu tivesse colocando cada um num lugar. Brincando mesmo”, explicou à revista eletrônica da Globo, um pouco menos de um mês da estreia da Barbie.
Além de diretora, a estadunidense Greta Gerwig é atriz, roteirista e tem formação em Inglês e Filosofia.
Diretora da Barbie – Outros filmes
Apesar de estar imersa em trabalhos independentes, Greta Gerwig fez sua primeira aparição no mainstream no longa Sexo Sem Compromisso, estrelado por Natalie Portman e Ashton Kutcher, em 2011.
No ano seguinte, interpretou Sally em Para Roma com Amor, do diretor Woody Allen. Ela ainda estrelou e co-escreveu o filme indie Frances Ha.
Mas antes da Barbie, o maior sucesso de Greta Gerwig havia sido Lady Bird. O filme conquistou a crítica. Terminou indicado ao Oscar de 2018 em cinco categorias: melhor filme, melhor atriz, melhor atriz coadjuvante, melhor roteiro original e melhor direção.
LEIA TAMBÉM -> Quanto custa o ingresso para assistir ao filme da Barbie?
Onde assistir a Lady Bird?
O longa Lady Bird, escrito e dirigido por Greta Gerwig, está no catálogo do Globoplay.
Sinopse de Lady Bird: Christine McPherson (Saoirse Ronan) está no último ano do colégio e não vê a hora de fazer faculdade longe de Sacramento, Califórnia. A ideia, contudo, sofre rejeição da mãe. Ainda assim, Lady Bird, como exige ser chamada, não se dá por vencida e leva o plano de se mudar adiante. Enquanto o momento de partir não chega, ela se divide entre as obrigações no colégio católico, primeiro namoro e os rituais típicos do fim da adolescência. Além, é claro, de protagonizar muitas brigas com a mãe.