Quem é Marlene Mattos? Entenda o que ela fez com Xuxa
Xuxa, o Documentário põe o dedo na ferida de uma das histórias mais dolorosas da carreira da rainha dos baixinhos: a briga da estrela com a diretora Marlene Mattos, de 73 anos. Quem é a empresária apontada como uma megera pela apresentadora na série do Globoplay?
As duas trabalharam juntas durante 19 anos e permaneceram sem se falar pelo mesmo período. Depois de trocas de acusações e processos judiciais, se reencontraram no documentário, que estreia nesta quinta (13), e terá 5 episódios. A produção dirigida por Pedro Bial celebra os 60 anos da artista.
Mas você sabe quem é Marlene Mattos?
Marlene Mattos e Xuxa Meneghel trabalharam juntas por quase 20 anos, de 1983 até 2002. Durante o período, Marlene não apenas dirigiu a apresentadora na extinta TV Manchete e em todos os programas que ela teve na Globo, como também virou comadre da loira. Dada a relação que ultrapassou os muros profissionais, a então empresária foi escolhida como a madrinha de Sasha Meneghel, única filha da apresentadora.
Por causa de algumas divergências, muitas delas contadas em detalhes no documentário do Globoplay, as duas romperam a longa amizade. Isso ocorreu em 2002. Desde aquele ano, ficaram sem se falar e até sem se ver, situação que só mudou durante as gravações do trabalho para o streaming da Globo.
Por que Xuxa e Marlene brigaram?
Marlene era conhecida nos bastidores como uma pessoa rude e que tratava a equipe com grosseria. Apesar disso, as duas tinham uma sólida relação de longa data, mas tudo mudou durante uma gravação do Planeta Xuxa (1997-2002). A titular, cansada da empresária, a alfinetou e disparou algo do tipo: “faça seu trabalho que eu faço o meu”.
A loira passou algum tempo sem falar sobre o assunto, mas em uma conversa com a Record revelou que estava exausta de se sentir controlada. Em outra ocasião, para uma revista argentina, disse que foi “roubada, usada e que adquiriu dívidas” no auge do seu sucesso na TV.
A treta estava adormecida até o ano de 2021. Em janeiro daquele ano, a loira afirmou que se sentia como um fantoche nas mãos da ex-amiga e ex-colega de trabalho.
“Eu era um fantoche, mas porque eu quis, porque eu deixei. Fui deixando cada vez mais minha vida na mão dela. Minha vida particular, pessoal e profissional. […] Teve um momento, como todos sabem, que meu interesse era trabalhar com programa infantil e ela já não acreditava mais nisso. A gente deixou de trabalhar junto”.
Xuxa, em entrevista ao jornalista Luis Erlanger
Marlene Mattos não gostou das acusações e registrou uma ocorrência por calúnia. Apesar disso, no dia seguinte à entrevista, a ex-empresária afirmou à revista Caras que não descartava fazer as pazes com a mãe da sua afilhada. Meses depois, em dezembro daquele ano, elas voltaram a se encontrar para gravar Xuxa, o Documentário.
Como foi o reencontro de Xuxa e Marlene?
Antes da estreia de Xuxa, o Documentário, o Fantástico divulgou em primeira mão trechos do bate-papo entre a artista e sua diretora. Em um dos cortes mostrados pela revista eletrônica da Globo, Marlene alfinetou a loira e fez um balanço da sua própria trajetória como diretora da mãe de sua afilhada.
“Eu acertei muito mais do que errei. O mundo não é isso que você quer que seja. A gente tem que agir, às vezes, de forma realística. Você me arrumava uma marionete na minha mão, e eu usava você para fazer outras pessoas de marionete. E é assim”, bradou.
Sem papas na língua, a ex-empresária Xuxa também admitiu ter sido cruel com a apresentadora no passado. “O problema é o seguinte: eu não sei ser condescendente com gente burra. Eu sou exigente? Sou. Chega a ser cruel? Sou. Mas olha, eu sei fazer as coisas. Quando eu me proponho, eu sei fazer as coisas”, disse.
À jornalista Renata Capucci, Xuxa afirmou que o reencontro mexeu com ela. A apresentadora também disse que o que mais lhe machucou foi ouvir de Marlene que faria tudo o que fez de novo.