Por que Amâncio é o personagem mais odiado na série Os Outros?
Amâncio (Thomás Aquino) se apresenta em Os Outros como um homem tranquilão e que prefere resolver qualquer B.O no diálogo. Ao contrário da esposa Cibele (Adriana Esteves), que tem personalidade explosiva, língua afiada e mais ação do que reflexão. A princípio, os dois se complementam e equilibram os excessos ou ausências do respectivo cônjuge nesse casamento. Mas pouco a pouco, o caráter omisso e egoísta apresentado ao público transforma o vendedor varejista no alvo do maior ranço da série do Globoplay.
Basta uma busca rápida em qualquer rede social sobre a produção do streaming da Globo para descobrir que o personagem do ator pernambucano é o mais odiado de todos. Em alguns rankings, supera até o picareta Sérgio (Eduardo Sterblitch), um miliciano.
O curioso é que a mansidão de Amâncio poderia ser admirada, considerando que há personagens explicitamente muito mais violentos do que ele, como Wando (Milhem Cortaz) e a própria personagem de Adriana Esteves.
O problema de Amâncio é que ele é um “banana”, segundo palavras do público. No Recife, daria pra dizer que o personagem é um pomba lesa (alguém que tem dificuldade de executar alguma função). Ou até um tabacudo, cuja tradução resume bem o pai de Marcinho (Antonio Haddad): babaca.
Em diversas situações, para não dizer em todas, Amâncio não age. Fica parado esperando Cibele agir. No caso da briga entre os vizinhos adolescentes, ele poderia ter sido firme e impedido que sua mulher e Wando se atracassem e partissem para uma briga crescente e violenta. Mas até aí dá para dizer que o vendedor adotava um arquético de cara pacífico.
Boy lixo
A virada de Amâncio se dá quando ele descobre que Cibele precisou dormir com o ex-policial corrupto para quitar uma dívida financeira. Ao saber que a sua mulher foi estuprada, a primeira coisa que ele pergunta é: “Você gozou?”. Para se vingar do vizinho, o lorde da educação decide fazer cocô em uma caixa de pizza, levar à porta do antigo morador, urinar sobre o tapete, tocar a campainha e sair correndo. Baita de um recado!
Quando sua família vira de ponta-cabeça, Amâncio decide abandonar o barco, alugar um apartamento e se entregar à paixão que sente por Camila (Maeve Jinkings), com quem ele já havia traído Cibele antes mesmo de a mulher ir para a cama com o corrupto para evitar uma tragédia com o marido ou com o filho.
Não era amor, era cilada
Vítima de violência doméstica, a cabeleireira casada com Wando fica solitária e depois se vê viúva. Sem dinheiro e com um filho adolescente, cai na lábia do manso e tóxico. Os dois, que já estavam se envolvendo antes da tragédia com Wando, têm mais alguns encontros. Enquanto Mila procura conforto para conseguir tocar sua vida, Amâncio parece se aproveitar da carência dela para alimentar seu ego mesquinho.
Mas a mãe de Rogério cai na real e percebe que o momento não está propício para nenhum tipo de aventura romântica. Ela se coloca no lugar de mulher adulta e mãe, ainda que machucada e fragilizada, e dá um toco em Amâncio, seu conforto até então.
Ao se ver chutado, ele esfrega na cara que cuidou de Rogério (Paulo Mendes) quando ela não pôde e a encurrala, perguntando se é isso que ele merece. “Eu também fiz sacrifícios”, argumenta, deixando muito claro o seu nível de imaturidade e falta de empatia.
LEIA TAMBÉM -> Globoplay: Lançamentos de julho de 2023
Projeto pai de stand-by
O pior de tudo é que, enquanto Amâncio esteve envolvido com a vizinha cabeleireira, Marcinho estava aflorando novos lados da sua personalidade em Os Outros. O adolescente pacato adquiriu ares mais rebeldes, passou a namorar com Lorraine (Gi Fernandes), justamente a filha do vizinho que estuprou Cibele, iniciou a vida sexual e até foi para um baile funk escondido da mãe.
Mas o romântico sofredor só estava interessado em viver uma paixão avassaladora com Mila e em mostrar para ela que era um cara sensível, capaz de ajudar Rogério a lidar com o luto. Cibele, por sua vez, é deixada de lado e vira praticamente mãe solo na criação do filho, cujo pai mora no bloco ao lado.
Marcinho, no entanto, vinga o público quando descobre que sua mãe precisou ir para a cama com Sérgio. Revoltado com a informação, o garoto liga para o pai e o questiona sobre suas atitudes. Ao ouvir uma resposta pacata demais para a gravidade da situação, berra: “Você é um covarde”.
Para deixar a reputação abaixo da linha do embuste, Amâncio ainda resolve voltar com Cibele, em um momento para lá de oportuno: depois que tomou um fora definitivo de Mila e ficou desempregado.
A segunda temporada de Os Outros está confirmada no Globoplay.