O documentário de Titanic disponível para assistir na Netflix
Titanic voltou a ser um dos assuntos mais comentados de todo o mundo por causa do desaparecimento de um submarino que levava turistas bilionários para ver os destroços do navio. Cinco pessoas estão sumidas. Diretor do filme que retratou o naufrágio do Titanic em 1997, James Cameron já fez 33 mergulhos em submersíveis para ver e documentar as ruínas da embarcação. Parte dessas viagens pode ser vista no documentário Fantasmas do Abismo (2003), disponível para assistir na Netflix e também DE GRAÇA e dublado no YouTube.
A produção mostra viagens de Cameron e do ator Bill Paxton para ver o Titanic afundado a cerca de 3,8 mil metros de profundidade. Em 2009, durante entrevista para a revista Playboy, o cineasta, que também é mergulhador, comentou sobre a experiência de estar em um submersível.
“Eu fiz o Titanic porque eu queria mergulhar no naufrágio, não porque eu particularmente queria fazer o filme. O Titanic era o Monte Everest dos naufrágios e, como mergulhador, eu queria fazer isso direito. Quando soube que outros caras haviam mergulhado no Titanic para fazer um filme IMAX, eu disse: ‘Vou fazer um filme de Hollywood para pagar uma expedição e fazer a mesma coisa’. Eu amei aquele primeiro gosto e queria mais”.
James Cameron, explicando o fato de ter feito o documentário que está na Netflix depois do filme Titanic.
Cameron ainda comentou sobre os riscos de se fazer uma “aventura” como essa de procurar os destroços do Titanic. “Sempre que divulgamos um de nossos documentários, meio que enfatizamos o risco. Avisamos que estamos entrando em um território inexplorado, fazendo coisas que poucos fizeram. A realidade é que é muito seguro. Dito isto, pode ser bastante tenso quando algo inesperado acontece”.
“Falei em seminários e simpósios da NASA sobre a natureza do risco porque faço filmes de ação e consegui liderar sete expedições em águas profundas sem fatalidades ou ferimentos significativos. E meus filmes têm sido relativamente livres de lesões, bem abaixo da média da indústria, porque temos uma abordagem bastante rigorosa em relação à segurança”.
Apesar de ter conseguido passar ileso todas as vezes que realizou as viagens, Cameron conhece bem os riscos. “Toda vez que fecho a escotilha de um submersível, digo a quem quer que esteja reunido para nos ver partir: ‘Vejo você ao sol’. Claro que não há luz do sol lá embaixo, então dizer isso significa que você está voltando à superfície. Na maioria dos nossos mergulhos, voltamos à noite porque ficamos muito tempo e as únicas pessoas esperando são alguns marujos entediados. Naquela época, as pessoas que estavam acenando e desejando sorte, 16 horas antes estavam dormindo em algum lugar ou bêbadas em sua cabine”.
Fantasmas do Abismo é bom?
- Nota no IMDB: 6,8/10 (Bom) – Mais de 5,8 mil visualizações
- Onde assistir: Netflix e Youtube
Entenda o caso do sumiço do submarino em busca dos destroços do Titanic no vídeo abaixo: