Afinal, live-action de A Pequena Sereia deu prejuízo nas bilheterias?
Em cartaz nos cinemas há três semanas, A Pequena Sereia (2023) faturou US$ 422 milhões em bilheteria. O desempenho do filme nos Estados Unidos e no Canadá, com US$ 236 milhões de arrecadação, está melhor do que ao redor do mundo. Foram US$ 186 milhões de receita no exterior. Considerando o orçamento estimado em US$ 250 milhões, o live-action se tornou um prejuízo ou não?
O longa protagonizado por Halle Bailey enfrentou uma maré prévia de rejeição por causa da escalação de uma atriz negra para interpretar a sereia. A campanha contrária refletiu na bilheteria, mas ainda assim o filme não pode ser considerado um enorme fracasso.
Além dos US$ 250 milhões para fazer A Pequena Sereia em 2023, a Disney gastou mais US$ 140 milhões com marketing global. Após a semana de estreia, uma conta passou a ser feita. Passando dos US$ 400 milhões de bilheteria, o que já aconteceu, não seria um prejuízo. Com mais de US$ 500 milhões, já daria para falar em lucro.
Com os US$ 422 milhões arrecadados antes de fechar o primeiro mês em cartaz, dá para dizer que o live-action atingiu o chamado “ponto de equilíbrio”. “Não é uma grande decepção, mas uma decepção, no entanto”, disse um especialista em finanças de filmes ouvido pelo site Deadline.
A expectativa era bater US$ 300 milhões de bilheteria em EUA/Canadá e ter mais de US$ 260 milhões no exterior. Uma meta cada vez mais difícil de ser atingida, ainda mais com a estreia de The Flash, que domina as salas de cinema ao redor do mundo.
Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, que custou US$ 100 milhões (menos da metade do que A Pequena Sereia), não tem números de bilheteria tão distantes. Com duas semanas em cartaz, a animação arrecadou US$ 328 milhões.
Em relação aos live-actions da Disney pré-pandemia, A Pequena Sereia perde feio para os bilionários Aladdin, O Rei Leão e A Bela e a Fera. No entanto, superou Dumbo, que teve um orçamento de US$ 170 milhões em 2019.
Resumindo: A Pequena Sereia não dará prejuízo para a Disney, mas vai passar longe de ser um filme lucrativo para a empresa do Mickey.