Netflix: Três Dias Que Mudaram Tudo e a tragédia de Fukushima

Cena de Três Dias Que Mudaram Tudo, série Netflix baseada em fatos reais sobre a tragédia de Fukushima
Três Dias Que Mudaram Tudo é baseada em acontecimentos reais e trata da tragédia de Fukushima

Três Dias Que Mudaram Tudo é uma série Netflix baseada em fatos reais. Está na lista de lançamentos da semana. Em março de 2011, um terremoto atingiu aproximadamente 130 quilômetros da costa de Sanriku. Uma hora após o terremoto, um tsunami de 15 metros de altura engoliu a usina nuclear de Fukushima em um instante.

Ao longo de oito episódios, a produção japonesa captura o incidente desastroso de três perspectivas diferentes com base em uma pesquisa cuidadosa.

“O que aconteceu lá naquele dia?”. Três Dias Que Mudaram Tudo procura responder a esta pergunta exibindo os eventos da perspectiva do governo, organizações corporativas e pessoas no local arriscando suas vidas.

Mais de 18 mil pessoas foram mortas pelo tsunami. O acidente em Fukushima forçou a retirada de 160 mil pessoas que moravam nas imediações. Foi o pior acidente nuclear desde Chernobyl.

O que aconteceu?

De acordo com uma reportagem da BBC, a estrutura que protegia Fukushima mostrou-se precária durante o tsunami. A usina de Fukushima tinha quatro reatores, três estavam operando no dia da tragédia.

Leia um trecho da reportagem:

“Com o terremoto, as três unidades se desligaram automaticamente, como previam seus sistemas de segurança. O abalo danificou as seis linhas de transmissão de energia que alimentavam a usina, o que ativou o funcionamento de seus geradores a diesel para movimentar as bombas responsáveis pelo resfriamento dos reatores.

Às 15h42 do dia 11, no entanto, a usina foi castigada por uma primeira grande onda do tsunami. Uma segunda viria oito minutos depois. As ondas chegaram a 15 metros de altura, mas Fukushima não estava preparada para tanto. Erguida a 10 metros acima do nível do mar, a usina era cercada por uma muralha de proteção de apenas pouco mais de 5 metros.”

Com uma pegada apocalíptica, Três Dias Que Mudaram Tudo mostra as cenas de alagamento e toda a tensão no Japão durante e depois da tragédia.

Três Dias Que Mudaram Tudo é boa?

Sim, a série é boa e vale a pena apertar o play na Netflix.

Nota no IMDB: 7,2/10

Vinícius Andrade
Criador do Crônicas do Agora. Jornalista que trabalha com foco em SEO e na criação de conteúdos para diferentes plataformas. Interessado em boas conversas, textos e histórias. Já foi editor do Notícias da TV, além de ter atuado como social media, roteirista e produtor ao longo da carreira de mais de 11 anos. E-mail: viniandrade@cronicasdoagora.com.br