Como a Netflix vai saber quem mora comigo?

Imagem TV ligada no streaming em casa: Como a Netflix vai saber quem mora comigo?
Netflix começou a impedir compartilhamento de senhas e criou mecanismo para identificar residência (Foto: Divulgação)

A nova medida da Netflix, que decidiu proibir o compartilhamento de senhas entre pessoas que moram em diferentes residências, gerou uma dúvida. “Como a Netflix vai saber quem mora comigo?”. De acordo com a Central de Ajuda da empresa, há algumas formas de a empresa entender a casa do usuário.

Segundo o serviço de streaming, “uma residência Netflix é uma coleção dos seus aparelhos Netflix conectados à internet no local principal em que você assiste à Netflix. A residência pode ser definida usando uma TV. Os aparelhos que usam sua conta na mesma conexão com a internet que essa TV farão automaticamente parte da sua residência”.

Ou seja, quando você acessa a Netflix em uma TV usando Wi-Fi ou internet cabeada, a empresa entende que os aparelhos sintonizados naquela rede fazem parte da residência. A gigante norte-americana diz que não coleta “dados de GPS para tentar saber a localização precisa dos aparelhos”.

A orientação é que o próprio usuário defina a sua residência, desde que esse cliente assista ao serviço de streaming em uma TV. “Se não houver uma residência Netflix, definiremos automaticamente uma com base no endereço IP, nos IDs de aparelhos e nas atividades da conta”.

Quem quiser continuar compartilhando senhas, precisará pagar uma taxa de R$ 12,90 por novo usuário. No entanto, apenas os planos padrão e premium têm essa opção.

Como definir uma residência Netflix

Veja como definir uma residência Netflix, segundo guia da própria empresa:

1. Na tela inicial da Netflix na TV, clique na seta para a esquerda do controle remoto para abrir o menu.
  2. Selecione Obter ajuda > Gerenciar residência.
  3. Selecione Confirmar residência ou Atualizar minha residência.
  4. Selecione Enviar email ou Enviar SMS. Um link de verificação será enviado para o email ou celular da conta. Os links de verificação expiram em 15 minutos. OBSERVAÇÃO: Se você não tiver adicionado um celular ou email à sua conta, apenas uma opção será exibida.
  5. Se não receber o link de verificação por email ou SMS, clique em Reenviar email ou Reenviar SMS. Você também pode escolher outra opção ou selecionar Lembrar depois.
  6. Selecione Sim, fui eu no email ou toque no link no SMS e em Confirmar residência ou em Atualizar residência para continuar.
  7. Você verá uma confirmação na tela da TV e receberá um email de confirmação. Selecione Ir para a Netflix para começar a assistir.

*OBSERVAÇÃO: “Conexão com a internet” é a sua conexão com a internet (com ou sem fio). Se você tiver várias redes Wi-Fi, somente uma poderá ser associada à sua residência Netflix. Se quiser assistir à Netflix em aparelhos conectados a redes Wi-Fi que usam outros provedores de internet ou têm endereços IP diferentes, talvez seja necessário confirmar que o aparelho faz parte da sua residência. Para definir ou alterar sua residência, utilize um aparelho conectado à sua conexão com a internet preferida ou mais utilizada.