Conheça a magia de São Thomé das Letras

O Brasil é lindo né, gente. Aqui dá pra pagar nossas viagens em real, o que facilita bastante nesse momento de dólar e euro nas alturas também. Por isso, eu trago a dica de um lugar maravilhoso, que se você ainda não conhece, vai terminar essa leitura arrumando a sua mochila pra conhecer: São Thomé das Letras.

Localizada no estado de Minas Gerais, próximo a Três Corações (cidade do rei Pelé), São Thomé é uma cidadezinha encantadora, construída praticamente em cima de uma montanha de pedras. Muitos a chamam de “Montanha Mágica”.

Por incrível que pareça, a paisagem mais linda não fica exatamente lá. Fica no pé da serra, antes de chegar na cidade. Lá embaixo, dá pra ver a montanha inteira, só pedra e o verde ao redor. A subida é puxada, mas tudo lá em cima compensa.

Acomodação é fácil, há várias hostels ou campings no decorrer da cidade – nada muito caro, todos bem acessíveis até. Toda a cidade é de pedra, e as casas, se não são feitas de pedra, pelo menos todos os muros são revestidos por elas.

Em agosto, é época da famosa festa da Colheita. São Thomé se enche de turistas e rolam uns shows bem legais. Quem prefere a tranquilidade, pode ir visitar na baixa temporada. A montanha fica quase vazia,  é muito bom pra aproveitar as dezenas de cachoeiras espalhadas por lá, algumas com uns buracos chamado de “panelas”, um verdadeiro ofurô natural.


Além das maravilhosas cachoeiras, há uma infinidade de atrações: feira de artesanatos, várias lojas de lembrancinhas, pubs, pizzaria, restaurantes, tudo muito hippie, combinando com a energia da cidade.

A famosa ladeira do amendoim, é uma ladeira que dizem ser mágica. Se parar um carro desengatado no meio dela, ele começa a subir sozinho; o que de fato já foi provado cientificamente e acontece por causa de um ponto magnético, mas vale a pena manter a crença, se fingir de bobo e acreditar em toda magia.

Outro lugar lindo é a Pirâmide de São Thomé, o ponto mais turístico, o auge de São Thomé; no fim de tarde todos os turistas se aconchegam lá, apreciando a paisagem, e celebrando o pôr do sol. Algumas vezes rola até um som acústico, alguém com violão fazendo um som.

Esses foram só algumas de muita outras coisas que  tem pra se aproveitar na Montanha Mágica. Vale a pena juntar umas moedas, convocar uns amigos, alugar uma casinha, uma van e se aventurar nesse que fica aqui mesmo na nossa pátria amada.

Quem vai, fica encantado. E quem for e não gostar, nem de doido pode ser chamado. Afinal, os doidos amam São Thomé!