O que fazer em Dublin
Dublin é a capital e maior cidade da República da Irlanda. A região metropolitana abriga praticamente um terço da população de todo o país e tem mais de um milhão e duzentos mil habitantes, segundo o último censo. Com pontos turísticos históricos, vida noturna vibrante e mais de mil pubs, há muito o que fazer em Dublin. A cidade é também o principal ponto de entrada para o país que, junto à Irlanda do Norte, forma uma ilha isolada ao noroeste da Europa continental.
TEMPLE BAR
Centro cultural de Dublin com a maior concentração de bares/pubs da Irlanda. O local, que preserva sua arquitetura medieval, conta também com lojas e cafés ecléticos.
GUINNESS STOREHOUSE
Fábrica temática da cerveja Guinness. Aprenda a servir a sua própria pint e a deguste no Gravity Bar, com vista panorâmica de 360 graus para a capital.
Funcionamento: Diariamente, das 9h30 às 17h e até Às 19h nos meses de julho e agosto
Preço: 16,50 euros
SPIRE
Monumento da Luz inaugurado em 2002, na O´Connell Street. Tem 120m de altura e é feito de aço inoxidável.
TRINITY COLLEGE & THE BOOK OF KELLS
O campus da universidade pode ser visitado gratuitamente. A biblioteca possui um dos mais vastos acervos do mundo, com um total aproximado de 4,5 milhões de livros e uma quantidade significativa de manuscritos originais, incluindo o famoso Book ok Kells, um manuscrito em latim datado por volta de 800 d.C.
Funcionamento: Segunda a sábado, das 9h30 às 17h. Horários reduzidos aos domingos
Preço: 9 euros (biblioteca)
HA´PENNY BRIDGE
Charmosa ponte construída sobre o Rio Liffey datada de 1816. Foi a primeira ponte para pedestres e, como o nome sugere, era cobrado um penny para cada pessoa cruzá-la. Hoje, cerca de 30 mil pessoas passam pela ponte todos os dias e não precisam pagar!
KILMAINHAM GAOL
Uma das maiores prisões desativadas da Europa. É conhecida historicamente pela crueldade com que os prisioneiros eram tratados.
Funcionamento: Das 9h30 às 17h30, fechando às 18h no verão (entrada até uma hora antes do fechamento)
Preço: 6 euros
Duração do tour: cerca de uma hora e meia
GRAFTON STREET
Para quem quer ir às compras, essa rua é a perdição. As melhores e mais caras lojas de Dublin estão ali. Não deixe de passar na Brown Thomas, uma loja de departamento com as melhores marcas do mundo.
VIDA NOTURNA
A vida noturna de Dublin é bastante agitada. Segundo o último censo (2011), a capital possui mais de mil pubs e 700 nightclubs. Ou seja, cair na rotina é algo bem improvável. Os pubs/bares não cobram entrada. A maioria dos nightclubs começa a cobrar depois das 23h, então se você quer economizar, chegue cedo! Os preços para nightclubs variam entre cinco e 15 euros em dias normais, dependendo do estabelecimento.
FONTE: GUIA IRLANDA, FORNECIDO PELA EMBAIXADA DA IRLANDA NO BRASIL (guiairlanda.com.br)