Cinema em Casa: O Jogo da Imitação, filme disponível na NETFLIX
Você está lendo este texto provavelmente de um computador, smartphone ou tablet, não é? Sabia que isso só foi possível por causa do trabalho de Alan Turing? Resumo do filme O Jogo da Imitação: Na década de 1930, o matemático inglês realizou estudos relacionados à inteligência artificial. Base para o que se tem hoje sobre computação!
Alan é o personagem principal de O Jogo da Imitação, filme disponível para assistir na Netflix. Ele é interpretado por Bennedict Cumberbatch, de Doutor Estranho, da série Sherlock e dos filmes 12 Anos de Escravidão e Álbum de Família.
O filme é bom?
O roteiro de Graham Moore, vencedor do Oscar, é um trabalho primoroso sobre a vida de um homem com um grupo de criptógrafos e uma jovem inteligente. Ela é a única mulher a ter atuado na época em um projeto secreto para decodificar a Enigma, máquina utilizada pelos alemães para passar mensagens sobre seus passos.
Com narrativa sutil, O Jogo da Imitação não cansa em nenhum momento. O enredo traz fragmentos da realidade, sem fazer grande esforço para amenizá-la.
Alan Turing é um prodígio matemático. Sua vida pessoal, porém, revela um homem solitário e nunca compreendido por boa parte das pessoas. A interpretação de Bennedict é singular.
Começa mostrando a arrogância do personagem, o que causa repulsa a quem assiste. Aos poucos, a repulsa dá lugar à admiração. Até o final do filme, o espectador se apega ao personagem de Cumberbatch. Sente suas dores, vibra com suas conquistas e torce por Turing.
A trilha sonora de O Jogo da Imitação é um show.
Se a música é parte da alma de toda produção cinematográfica, neste caso o objetivo foi alcançado. Os sons casam perfeitamente com as cenas e ajudam a deixar tudo ainda mais envolvente.
O responsável é Alexandre Desplat, que já teve suas composições em filmes como Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 e Grande Hotel Budapeste, longa que lhe rendeu um Oscar 2015 como melhor trilha sonora original.
Baseado em fatos reais
História, computação, matemática, ficção-científica e, acima de tudo, uma boa história. O Jogo da Imitação pode te contar pelo modo que é contado.
É um tempo que você pode aproveitar e conhecer um pouco do passado, presente e futuro. Uma frase é marcante: “Às vezes, aqueles de quem menos esperamos fazem coisas que nunca imaginamos”. Resume o que é narrado durante quase 120 minutos. Isso, quem sabe, te faça compreender quem foi Alan Turing.
- Nota no IMDB: 8,0/10 – Mais de 790 mil avaliações