Os 7 melhores filmes nacionais para assistir no Globoplay

Se você gosta de cinema nacional e quer ver ou rever filmes brasileiros incríveis, saiba que o Globoplay tem um catálogo repleto de boas produções. A lista é diversa e vai dos clássicos aos contemporâneas.  Confira a seleção que o Crônicas do Agora preparou, com 7 filmes nacionais imperdíveis que estão no GLOBOPLAY.

Um dos maiores filmes nacionais de todos os tempos, Central do Brasil (1998) conta a história de uma professora aposentada que complementa a renda escrevendo cartas para pessoas analfabetas na estação Central do Brasil, no RJ.  Durante um dos seus dias de trabalho, a vida de Dora (Fernanda Montenegro) se cruza com a do menino Josué (Vinícius de Oliveira). 

1 - CENTRAL DO BRASIL

Lançado no ano de 2000, O Auto da Compadecida é uma releitura para o cinema da obra teatral homônima escrita por Ariano Suassuna. O longa é centrado na relação de Chicó (Selton Mello) e João Grilo (Matheus Nachtergaele) e apresenta, através do humor, várias críticas sociais. 

2 - O AUTO DA COMPADECIDA

Acompanha o crime organizado ganhando mais espaço na favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. O longa começa nos anos 1960, quando a comunidade crescia, e vai até os anos 1980, época em que o tráfico de drogas passa a tomar conta da comunidade.

3 - CIDADE DE DEUS

O drama dirigido por Héctor Babenco é baseado na obra Estação Carandiru, escrita por Drauzio Varella. Conta, através de um realismo nu e cru, algumas histórias dos detentos da Casa de Detenção de São Paulo. O local chegou a ser a maior prisão da América Latina e foi demolido em 2002, um ano antes da estreia da produção.

4 - CARANDIRU

Protagonizado por Regina Casé, Que Horas Ela Volta? (2015) conta a história da empregada Val. A funcionária de uma rica família de São Paulo vê sua relação com os patrões mudar quando sua filha Jéssica (Camila Márdila) decide deixar o Nordeste para tentar ingressar na universidade. 

5 - QUE HORAS ELA VOLTA?

Clara (Sônia Braga) é a última moradora do edifício Aquarius, na orla de Boa Viagem, em Recife. Aos 65 anos e viúva, a protagonista vê sua vida ter sentido naquele imóvel onde vive há 30 anos e criou os filhos. Apesar do valor imaterial do espaço, a protagonista se vê assediada por uma construtora.

6 - AQUARIUS (2016)

Lançado em 2019, o filme A Vida Invisível fala sobre o amor de duas irmãs Eurídice (Carol Duarte) e Guida (Julia Stockler). No Rio de Janeiro dos anos 1940, a cultura patriarcal faz as jovens tomarem rumos diferentes. 

7 - A VIDA INVISÍVEL