Dica de documentário | Os Capacetes Brancos

Members of the Civil Defence rescue children after what activists said was an air strike by forces loyal to Syria's President Bashar al-Assad in al-Shaar neighbourhood of Aleppo June 2, 2014. REUTERS/Sultan Kitaz (SYRIA - Tags: POLITICS CIVIL UNREST CONFLICT TPX IMAGES OF THE DAY) *** Local Caption *** Anggota Pertahanan Sipil menyelamatkan anak-anak setelah serangan udara yang menurut para aktivis dilakukan oleh pasukan yang loyal terhadap Presiden Suriah Bashar al-Assad di al-Shaar, Aleppo, Suriah, Senin (2/6). ANTARA FOTO/REUTERS/Sultan Kitaz/ox/14.

Uma Guerra sempre traz os seus personagens marcantes. Heróis, vilões, vítimas e milagres. O cinema já contou inúmeras vezes tramas reais ou ficcionais sobre o tema. A Guerra na Síria é um dos exemplos mais sangrentos em curso atualmente.

Entrando no seu sétimo ano, os conflitos já fizeram mais de 400 mil vítimas fatais, além de 13,5 milhões de pessoas que precisam de ajuda humanitária para sobreviver. A situação, apesar de ser extrema e gravíssima, tem pouco espaço midiático no Ocidente.

A Netflix, através do documentário “Os Capacetes Brancos”, consegue mostrar uma parcela importante dessa realidade trágica.

A produção, que venceu o Oscar de Melhor Documentário em Curta-Metragem, acompanha o trabalho de uma Organização que funciona como a Defesa Civil na Guerra da Síria. São quase 3 mil voluntários espalhados em 120 centros ao redor do país. Eles são os primeiros que chegam depois de um bombardeio. Mais de 150 membros dos Capacetes Brancos já morreram em serviço.

Com 40 minutos de duração, o documentário acompanha um grupo de voluntários que age em Aleppo, um dos cenários mais sangrentos da guerra. Eles contam como realizam o trabalho e quais os motivos de terem optado por desempenharem uma função tão arriscada quanto essa. Os depoimentos são intercalados com missões de resgate, salvamentos milagrosos e notícias tão comuns a um conflito como esse: a morte de amigos e entes queridos.

Apesar de não se aprofundar em questões políticas ou econômicas, Os Capacetes Brancos é uma produção necessária e sensível. Vale a pena apertar o play na Netflix pra assistir.

FILME: Baseado no documentário, George Clooney confirmou que vai levar o drama aos cinemas. Ele vai desenvolver o trabalho com o ator e produtor Grant Heslov, parceria já vista em produções como Argo e Tudo Pelo Poder. Ainda não há previsão para o início das filmagens.

 

OS CAPACETES BRANCOS – NETFLIX

TRAILER

SINOPSE

Enquanto bombas diárias atingem civis na Síria, o grupo conhecido como “Capacetes Brancos” fica alerta para seguir imediatamente para os lugares atacados e resgatar as vítimas.

Criador do Crônicas do Agora. Jornalista que trabalha com foco em SEO e na criação de conteúdos para diferentes plataformas. Interessado em boas conversas, textos e histórias. Já foi editor do Notícias da TV, além de ter atuado como social media, roteirista e produtor ao longo da carreira de mais de 11 anos. E-mail: viniandrade@cronicasdoagora.com.br
Sair da versão mobile