HOMEM-ARANHA: De Volta ao Lar | É o filme mais jovem, leve e divertido do herói!

Depois do crédito de abertura, a primeira imagem que a gente vê é a tela preta e um aviso: UM FILME DE PETER PARKER. Isso porque as primeiras cenas são de um micro documentário. O resumo da Guerra Civil pelos olhos de Peter. Um vídeo diário que ele faz para situar o espectador. A brincadeira acaba dando a dica do que é o filme do início ao fim. E essa é a informação mais importante que você pode ter sobre Homem-Aranha: De Volta Ao Lar (Homecoming): não é um filme do Homem-Aranha, é um filme do Peter Parker.

Homecoming traz a terceira versão do amigão da vizinhança em menos de 20 anos. Mas se engana quem pensa que a imagem do herói ficou desgastada, afinal, nesse longa, tudo é completamente novo. Essa é a encarnação mais jovem, leve e divertida do herói.

Jovem porque ele ainda está na escola. Tem apenas 15 anos. É lá que se passa grande parte do longa. E temos que aplaudir toda a produção. De Volta ao Lar é aquele filme anos 80 da boa e velha sessão da tarde, (sim, também temos MUITAS referências aos filmes dos anos 80) mas com uma roupagem totalmente nova, a lá Tony Stark, para o ano de 2017.

Leve porque dessa vez não temos nenhum drama dos filmes anteriores. Nada em cima de tio Ben, de namoradinhas, do fardo de ser o Homem-Aranha. Não mesmo. Porque se tem uma coisa que Peter AMA é ser o teioso.

E divertido porque a Marvel soube captar a essência do aranha. Nos quadrinhos, o herói sempre foi desencanado, engraçado, tagarela. E essa versão está ali. Homecoming se torna o filme mais jocoso de toda Marvel. E isso é bom. Isso é Homem-Aranha. E sim. Fiquem tranquilos porque esse é sim um filme do Homem-Aranha, não do Homem de Ferro. Os trailers venderam o filme como se os dois fossem uma dupla aprontando altas confusões. Nada disso. Tony Stark aparece bem pouco durante as 2h13m. Lógico que, quando aparece, rouba toda a cena. Estamos acompanhando a epopeia dele há muito mais tempo. Sem contar o carisma de Robert Downey Jr.

Carisma é algo que não falta nessa produção. Tom Holland nasceu para o personagem, e traz uma atuação incrível. E nem vou entrar no mérito de Michael Keaton, certo? Hora de falar do vilão, então. Michael Keaton tem uma ótima motivação para ser o inimigo, só que, infelizmente, o Abutre não teve uma boa construção. Você até deixa isso de lado graças ao talento de Keaton, mas é um dos poucos defeitos do filme.

Ora, nada é perfeito.

Homem Aranha: De Volta ao Lar peca também em exagerar nas piadas com a Tia May. E traz alguns personagens que ficaram jogados na história toda, como o núcleo de alunos. Apenas Ned, o nerd amigo de Peter, tem relevância. Ned é um dos pontos altos do longa e é aquele cara que eu e você seriamos se descobríssemos que aquele nosso parceirão tem super-poderes. Flash deveria ser a pedra no sapato de Peter durante os momentos na escola, mas esteve bem apagado em Homecoming. Lá, ele é apenas mais um nerd que tenta ser descolado.

Os trailers entregaram muita coisa, o que faz com que a jornada seja meio óbvia (e sem graça) às vezes. Você anda por aquele terreno já sabendo o que tem no caminho. Sabendo onde desviar e onde pisar. Mas as poucas coisas que o trailer deixou de lado são realmente surpreendentes. Fica a sensação de que a gente poderia soltar aquele “Nooooossa” muito mais vezes durante a sessão, se não fosse tanta divulgação assim.

Nota: 8,5

 

Ps1: Ah, a Marvel não se leva mesmo a sério. E trouxe em Homecoming a maior trolagem da história do cinema.
Ps2: Temos 3 vilões no filme, você percebeu? Não? Veja com bastante atenção.
Ps3: Não saia do cinema tão rápido. Temos duas cenas pós-crédito

 

Homem-Aranha: De Volta ao Lar 

TRAILER LEGENDADO

SINOPSE

Depois de atuar ao lado dos Vingadores, chegou a hora do pequeno Peter Parker (Tom Holland) voltar para casa e para a sua vida, já não mais tão normal. Lutando diariamente contra pequenos crimes nas redondezas, ele pensa ter encontrado a missão de sua vida quando o terrível vilão Abutre (Michael Keaton) surge amedrontando a cidade. O problema é que a tarefa não será tão fácil como ele imaginava.

Jornalista, roteirista, escritor e viajante do tempo. Sente constantemente a perturbação da força. É contra remakes, mas pode ser convencido do contrário lá no Insta @brenopiero.
Sair da versão mobile