Crônicas de Viagem: Montevidéu, a cidade que te faz não querer voltar pra casa

A exatos 1563 quilômetros de São Paulo está Montevidéu, a capital do Uruguai.

Histórica e tecnológica, a cidade oferece passado e futuro num mesmo compasso ao visitante/turista que desembarca no Aeroporto de Carrasco. De uma maneira clássica, rica e encantadora, o aeroporto é visto das nuvens e da pista de pouso como um dos melhores – se não o melhor – da América Latina. Moderno e bem organizado, transmite segurança e conforto para todos os passageiros. Claro que é sempre importante estar atento às bagagens e horários de voos, mas até aí nenhuma novidade né, apenas seguir os conselhos de mãe!

Para entrar no país vizinho, você só precisa da carteira de identidade (RG), caso não tenha um passaporte; o visto não é necessário se sua permanência for menor que 90 dias. Se este período for excedido, o turista deve solicitar um visto de residência ao Ministério de Imigração do Uruguai.

Museus pouco visitados, praças com fontes e coretos dividem o espaço com arranha-céus tecnológicos, mirantes e restaurantes chiques.

Montevidéu é acolhedora, com pessoas alegres e que não se falam muito entre si, mas é só reconhecer um brasileiro que a vontade de ajudar e saber sobre nós é maior e vira um bate-papo meio portunhol e enrolado, porém cheio de felicidade! Prestativos, os uruguaios (quase todos) entendem bem o português, então pode acreditar quando digo que o idioma não será uma barreira na sua viagem e estadia no país.

Estou lendo seus pensamentos… Já está comprando as passagens, não é? Eis aqui o último aviso: você não vai querer voltar para casa! Depois de desembarcar, nem pense em ficar no hotel. Coloque um casaco (nos meses de Junho a Agosto faz muito frio) ou tire sua jaqueta (no verão chega a fazer 40 graus na capital uruguaia) e vá explorar!

 

BÔNUS: 5 LUGARES PARA CONHECER MONTEVIDÉU

1 –   La Rambla

É como uma avenida beira-mar, pois é assim que os uruguaios chamam o Rio da Prata, de mar mesmo. Imenso e azulzinho em dias de sol, o rio tem até ondinhas que batem nas pedras para refrescar o dia.

2 –   Plaza Independencia

Imagine uma praça como a da Sé, mas um tanto silenciosa… Pensou? Então você já consegue visualizar a ‘Plaza Independencia’, bem no meio da cidade, com turistas por toda parte e mesmo assim uma calmaria que te deixa meditar.


foto: Jacqueline Martins

3 –   Teatro Solís

Localizado no Centro Histórico de Montevidéu, o teatro é um dos prédios símbolo da Arquitetura do país. Você pode verificar no site se na data em que estiver por lá será dia de visita guiada. Vale a pena!


foto: Brenda Mineo

4 –   Palacio Legislativo e Mercado Agrícola

Inaugurado em 1925, o prédio levou cerca de 17 anos para ficar pronto. A data de seu lançamento foi uma homenagem aos 100 anos da Declaração da Independência. Imponente e clássico, o local vale a visita e muitas fotos!

Distante sete minutos dali, encontra-se o Mercado Agrícola, que mais se parece com o Mercado Municipal de São Paulo, vulgo Mercadão. Todo tipo de frutas, carnes, temperos e café são vendidos ali. Quem desejar um presentinho para mexer com o estômago, este é o lugar certo!

 

5-   Estádio Centenário

Aos amantes do esporte, um marco que dispensa comentários! Visitar o estádio e o Museu do Futebol é essencial aos boleiros de plantão e apreciadores de belas torcidas como a do Peñarol ou Nacional. Para conhecer o estádio será necessário desembolsar alguns pesos, nada muito caro ou que te deixe decepcionado depois.

Sair da versão mobile