Moderno e repleto de novidades: conheça o novo cinema de São Paulo

Durante a crise econômica que afeta o Brasil já há alguns anos, um dos poucos setores que consegue continuar em expansão é o da indústria cinematográfica. Pra se ter uma ideia, ela injeta anualmente mais de R$ 19 bilhões na economia brasileira, com um faturamento bruto de R$ 42,8 bilhões. Os números foram levantados pelo estudo “Contribuição econômica do setor audiovisual brasileiro”, realizado pela Motion Picture Association na América Latina (MPA-AL) e divulgados em maio do ano passado. É um setor que gera mais de 100 mil empregos diretos e indiretos anualmente.

Em meio a esse crescimento e impacto que o cinema tem para as finanças nacionais, uma empresa inaugurou neste mês o seu primeiro complexo em São Paulo: a Rede Cinesystem abriu o “cinema mais moderno da América Latina” no Morumbi Town Shopping, na zona sul da cidade. E, para isso, investiu mais de R$ 16 milhões, contando com o apoio de empresas como Barco, Dolby e MasterImage.

Além do modelo de autoatendimento, uma novidade em relação aos outros cinemas da capital paulista, as nove salas deste complexo – sendo cinco delas com Espaço VIP e todas 3D – possuem capacidade total para 1139 pessoas em lugares numerados e contam com bastante conforto, tecnologia e ingressos que variam de R$ 24 a R$ 61, preços que não fogem muito dos padrões dos concorrentes.

Quinta maior exibidora do país em número de salas, a Cinesystem está em expansão desde 2003 e opera 151 salas, distribuídas por 26 complexos em 10 estados: Pará, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 

O AUTOATENDIMENTO

Com ideia de dar autonomia ao cliente e acabar com as filas para compra de ingresso e na bombonière, a Cinesystem criou um sistema diferente. Além do ingresso, que pode ser comprado pela internet ou nos computadores de autoatendimento – coisa que todas as redes de cinema já fazem, quem for ao novo complexo também pode adquirir suas guloseimas com toda liberdade.

Como funciona: na bilheteria, o autoatendimento é realizado através de monitores touchscreen para que o cliente possa realizar as suas compras sozinho. Os ingressos são impressos na hora e os produtos de bomboniere retirados na sequência. Mas não existem balcões pra separar clientes e atendentes, é tudo uma coisa só.

Outra opção é utilizar apenas o autoatendimento de bombonieres. Ele permite que o cliente se sirva sozinho do variado mix de produtos que ficam ao alcance das mãos. Após a escolha dos produtos preferidos, basta se dirigir ao caixa. Nesse caso, um atendente faz o recebimento, que também pode ser em dinheiro.

 

AS SALAS DE EXIBIÇÃO

Na apresentação do novo complexo, a Cinesystem exibiu – em parceria com a Paramount– a estreia de xXx: Reativado na sala CINÉPIC, a mais tecnológica da Rede. Além de tratar sobre os detalhes técnicos, vou colocar um pouco de primeira pessoa no texto e dizer o que achei do local como consumidor de cinema que sou.

Em relação às poltronas, são mais espaçosas que o comum. O interessante é que amesma sala (CINÉPIC) tem, posicionadas ao fundo, aquelas poltronas VIPs, que podem ser reclináveis e tem atendimento de garçons durante a exibição. É como se fosse um camarote, com mesa giratória, abajur e entrada USB pra carregar o celular. E também tem as poltronas convencionais, que são bem confortáveis e namoradeiras, ou seja, dá pra levantar o braço dela e, assim, ver abraçadinho com o mozão.

A impressão que tive da imagem na tela com projeção a laser é que é tão sensacional quanto imagens que salas de outras redes têm. A olho nu, um 3D perfeito – nada de tão novo assim. Segundo a Cinesystem, porém, os projetores com os sistemas 3D Horizon, da Master Image, garantem imagens mais brilhantes, pois têm aproveitamento de 35% da luz do projetor. O concorrente mais próximo tem 28%.

Mas o som realmente foi algo que me impressionou. Ele vem de todas as direções, preenchendo a sala com nitidez e profundidade. Primeira do mercado exibidor latino a inserir em seus complexos o Dolby Atmos, a Cinesystem do Morumbi Town tem essa tecnologia usada na sala CINÉPIC, o que garante 31 mil watts de potência. É uma experiência única! Pra ter uma ideia, a maior parte das salas tem em torno de 5 mil watts de potência.

Outro ineditismo, de acordo com a empresa, é o conceito Barco Innovation Center (BIC). “Este será o primeiro cinema da América Latina a oferecer em todas as salas essa nova experiência de projeção a laser, com mais brilho e cores mais ricas e vivas. A tecnologia da projeção a laser faz com que os filmes sejam vistos com mais clareza e com imagens mais nítidas”, afirma Ricardo Rossini, diretor Operacional da Rede Cinesystem Cinemas.

 

OS PREÇOS

Terça Mais Cinema: todas as entradas, para todas as sessões nesse dia, inclusive na sala Cinépic, são vendidas com valor reduzido – exceto feriados e pontos facultativos.

Quinta do Beijo: toda quinta-feira, o cliente sorteia na bilheteria um card com uma opção de beijo. Reproduzindo o beijo do card sorteado o casal ganha mais de 50% de desconto na compra do par de ingressos inteiros. A promoção é válida para maiores de 16 anos, não ocorre em feriados, pontos facultativos e não é cumulativa com outras promoções.

Criador do Crônicas do Agora. Jornalista que trabalha com foco em SEO e na criação de conteúdos para diferentes plataformas. Interessado em boas conversas, textos e histórias. Já foi editor do Notícias da TV, além de ter atuado como social media, roteirista e produtor ao longo da carreira de mais de 11 anos. E-mail: viniandrade@cronicasdoagora.com.br
Sair da versão mobile