CINEMA EM CASA | O Contador

Ben Affleck e Anna Kendrick em O Contador; saiba onde assistir ao filme
Ben Affleck e Anna Kendrick em O Contador (Foto: Divulgação)

Pegue um tema bem interessante e pouco explorado pelo cinema. Junte com vários clichês. Misture com uma dose de ação. Solte uma pitada de comédia. E adicione um ator famosão. Pronto, temos O Contador!

Ben Affleck é Christian Wolff, um portador da Síndrome de Asperger (autismo), que tem mais afinidade por números do que por pessoas. É um gênio da matemática bem introspectivo. Ele trabalha como contador para algumas das mais perigosas organizações criminosas do mundo.

Por causa disso, passa a ser observado pelo Departamento Criminal do Ministério da Fazenda, coordenado por Ray King (J.K. Simmons) e Marybeth Medina (Cynthia Addai-Robinson).

A precisão de Wolff, porém, não se limita aos números. Treinado desde a infância pelo pai, ele atua nas sombras como um Justiceiro no combate aos malfeitores (impossível não associar Affleck ao Batman em alguns momentos).

Por si só, essa sinopse já dá um filme bastante interessante.

Só que existem outras histórias paralelas a essa. E é nesse exagero que pode estar o grande erro do roteiro de Bill Dubuque (O Juiz).

Para se ter uma ideia, dentro desse contexto, ainda tem a personagem de Anna Kendrick, que faz uma assistente de contabilidade e traz graça ao enredo; uma rede de assassinos profissionais liderados por Jon Bernthal (O Lobo de Wall Street e Demolidor); e o dono de uma empresa que foi vítima de falcatruas, interpretado por John Lithgow (Interestelar e Laços de Ternura).

Não vou estabelecer a relação de cada um desses nomes pra evitar spoilers, mas aí já dá pra perceber que são muitos assuntos pra um filme só. Se fossem todos bem amarrados pelo roteirista, ok. Mas não são. Muitos pontos ficam soltos pelo caminho.

Mesmo assim, O Contador é interessante.

A atuação de Ben Affleck é feita na medida certa e consegue transmitir de forma correta as características de uma pessoa com Síndrome de Asperger. Metódico, com dificuldade em se relacionar com os outros, de olhar nos olhos e demostrar sentimentos. Para a construção e compreensão do personagem, são usados flashbacks da infância e da adolescência. O longa conta com um elenco excelente de coadjuvantes, que também entregam atuações elogiáveis.

As cenas de ação também merecem destaque positivo e as piadas – centradas na relação entre o contador introspectivo e a assistente falante – são engraçadas.

Ainda que existam falhas no roteiro de O Contador, vale a pena assistir ao filme. Quando estreou nos Estados Unidos, em 2016, o longa foi bem nas bilheterias. No IMDB, tem 7,3 de avaliação.

Onde assistir a O Contador online

Disponível na HBO Max e no Prime Video

Trailer

Sinopse

Desde criança, Christian Wolff (Ben Affleck) sofre com ruídos altos e problemas de sensibilidade, devido ao autismo. Apesar da oferta de ir para uma clínica voltada para crianças especiais, seu pai insiste que ele permaneça morando em casa, de forma a se habituar com o mundo que o rodeia. Ao crescer, Christian se torna um contador extremamente dedicado, graças à facilidade que tem com números, mas antissocial.

A partir de um escritório de contabilidade, instalado em uma pequena cidade, ele passa a trabalhar para algumas das mais perigosas organizações criminosas do mundo. Ao ser contratado para vistoriar os livros contábeis da Living Robotics, criada e gerenciada por Lamar Blackburn (John Lithgow), Wolff logo descobre uma fraude de dezenas de milhões de dólares, o que coloca em risco sua vida e da colega de trabalho Dana Cummings (Anna Kendrick).

+ CINEMA EM CASA – NISE: O CORAÇÃO DA LOUCURA

Crônicas do Agora, o site com dicas do que assistir online, na TV e no cinema: filmes, séries, documentários e mais. Para entrar em contato conosco, o e-mail é redacao@cronicasdoagora.com.br
Sair da versão mobile