Batman vs Superman: A Origem da Treta

Com a iminente estreia de A Origem da JustiçaCrônicas do Agora, foi atrás das possíveis causas da “treta” entre Batman e Superman nos quadrinhos nesta última matéria especial. 

O enredo de A Origem da Justiça está mais ou menos claro nos trailers e na sinopse oficial, então vamos retroceder para a inesgotável fonte de inspiração para os roteiristas e diretores da atualidade, os quadrinhos.

Nos quadrinhos da DC Comics Bruce Wayne e Clark Kent são amigos e parceiros de longa data em muitos assuntos em prol da justiça, mas nem sempre concordam 100% com as atitudes um do outro e já se desentenderam muitas vezes ao longo da história.

Eu destaco as duas tretas que eu mais curti ao longo desta minha carreira nerd de leitor de quadrinhos.

 

1ª Treta

World’s Finest # 143 (1964) no Brasil em 1994

No auge da “Era de Prata” dos quadrinhos Batman e Superman se enfrentam em um, pasmem, duelo de espadas! Rsss

A confusão toda começa quando nossos heróis, com a ajuda do Robin, impedem um assalto. Nesse embate os criminosos abrem fogo contra o Homem Morcego, mas Superman aparece e fica na frente de uma das balas que acaba ricocheteando nele e ainda acerta o Batman.

Batman é levado ao hospital para uma cirurgia bem sucedida, que acaba deixando Bruce um pouco complexado, achando que pelo fato dele ser simplesmente humano está atrapalhando a vida do Superman.

Para tirar esse complexo da cabeça do amigo, Clark inventa uma ameaça no mundo engarrafado de Kandor que é parte de Kripton e onde o Superman não teria superpoderes, por conta do sol vermelho da cidade de Kandor.

Batman logo descobre a farsa e fica fulo da vida com Superman e logo começam a discutir, até que o Cavaleiro das Trevas acerta um belo soco no queixo do Azulão. Mas na cidade de Kandor as desavenças eram resolvidas em um Duelo de Espadas energizadas que atordoavam o oponente.

Como Clark estava sem seus superpoderes por conta do sol vermelho da cidade, Bruce usou de seu preparo e inteligência para derrotar o Azulão no duelo.

Bons tempos em uma era de quadrinhos preto e branco e histórias com um compasso mais lento do que as atuais Hq`s.

 

2ª Treta

Batman: The Dark Knight Returns  – Minissérie (1986)

Escrita e desenhada pelo mestre Frank Miller e considerado por muitos como o combate mais icônico de todos os tempos nos quadrinhos, eu digo que está em um top 5 com certeza.

Em uma rápida sinopse temos um idoso Bruce Wayne que volta de sua aposentadoria para assumir a capa do Morcego em um futuro alternativo. Em uma jogada política, o alto escalão do país chama o Super para tentar convencer o Batman a voltar para aposentadoria, mas se tratando de Bruce Wayne, rico, playboy, filantropo (rss) e nada suscetível, prefere resolver da porrada mesmo do que dar ouvidos ao Azulão.

Aqui podemos ver como esta HQ influência diretamente parte do filme retratado no trailer.

Batman usa nos quadrinhos uma armadura energizada com toda a eletricidade de Gotham City, para com muita marra, técnica e golpes bem aplicados, dar uma surra em um surpreso e estarrecido Superman que fica sem ação diante de tamanha demonstração de força, engenhosidade e técnica de um “Idoso” Bruce Wayne que faz Clark literalmente sangrar.

Épico!!!! Acho que na época eu li umas 20 vezes essa sequência, por que era insano demais a viagem que Frank Miller estava me levando.

Cara, se você não leu, LEIA! URGENTE! RSS

Diante de dois personagens tão icônicos quanto dispares, um ser praticamente imortal e superpoderoso com um senso de justiça e ética inabaláveis versus um ser humano comum, soturno e sem poderes, que não tem problema nenhum com sua consciência em provocar o terror em seus inimigos, é óbvio ter tanta expectativa em torno do filme Batman vs Superman: A Origem da Justiça e ver como essa nova treta começará e como ela irá terminar.

Bom filme a todos.

Rogerio Cardoso é jornalista apaixonado por livros, cinema, cerveja, música, discos de vinil e Fórmula 1. Não necessariamente nessa ordem.
Sair da versão mobile