Matilda: Por que assistir ao musical em São Paulo

Cena de Matilda com Agatha Trunchbul e as crianças
Cleto Baccic como Agatha Trunchbul em cena com as crianças do musical Matilda (Foto: João Caldas Fo/Divulgação)

Matilda – O Musical é um espetáculo engraçado e envolvente, com um elenco que encanta, emociona e diverte. A peça fica em cartaz até 23 de dezembro no Teatro Claro, na zona sul de São Paulo. O Crônicas do Agora viu e conta por que assistir à primeira montagem brasileira da história.

A comédia é escrita por Dennis Kelly, inspirada na obra escritor britânico Roald Dahl, com direção geral de John Stefaniuk e direção musical de Vânia Pajares. O elenco brasileiro tem Fabi Bang, Myra Ruiz, Cleto Baccic, Mari Rosinski, entre outros. A montagem conta com 28 crianças, com coreografia assinada por Peter Darling, o maior coreógrafo de teatro musical em atividade no mundo.

Quatro atrizes são responsáveis por dar a vida à protagonista: Mafê Diniz, Belle Rodrigues, Maria Volpe e Luísa Moribe.

A história de Matilda no teatro

Cartaz do musical Matilda (Foto: Divulgação)

Professora Honey e Sra. Wormwood

Um destaque da peça fica para as crianças, cada uma com seu momento de brilhar. Elas não perdem a chance de entregar profissionalismo, comédia e muito talento. Myra Ruiz (Evita Open Air, Wicked) também está reluzente e muito engraçada no papel da senhora Wormwood, uma sinergia tão boa com Fabi Bang (Wicked, A Pequena Sereia) que, em alguns momentos, até houve risadas fora do roteiro. O clima é um diferencial mais do que positivo e bem humorado para a peça.

Fabi traz um toque doce e emocionante, enquanto Myra não perde um momento de comédia, mesmo quando não está comandando a cena. Além disso, ela dança muito ao longo do musical.

Agatha Trunchbull

Cleto Baccic (Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate, Wicked) também merece ser mencionado. Uma Agatha Trunchbull de dar medo em qualquer criança. A interação dele com as primeiras fileiras, mesmo que sutis, são muito boas. Emma Thompson e Pam Ferris são as outras intérpretes da personagem nas telas.

Baccic brilha em diversos momentos, mas a cena clássica do bolo de chocolate e o momento em que a personagem joga a jovem Amanda para fora da escola pelas tranças ficaram incríveis também no teatro.

Matilda, Sra. Phelps e Sr. Wormwood

A doce Matilda, de Maria Volpe (Filhas de Eva, Nosso Lar 2), deu todo o tom meigo da peça. Volpe conduziu a atuação muito bem e era impossível tirar os olhos dela em cena. Os momentos da atriz com Fabi Bang são emocionantes. Com Mari Rosinski (Wicked, Chicago), na biblioteca, ela contou a história do escapologista e da trapezista de uma forma hipnotizante. Além de se destacar sempre que cantava ao longo da peça.

Ao lado da família da personagem, Matilda nos apresenta uma boa pitada de emoção e tristeza. O pai da protagonista, interpretado por Fabrizio Gorziza (Romeu e Julieta e O Guarda Costas), em nenhum momento aceita sequer que Matilda é uma menina e passa a peça toda tratando-a mal. Enquanto sua mãe é indiferente à crueldade.

No cinema

Mara Wilson como Matilda no filme de 1996 (Foto: Divulgação)

No filme de 1996, Matilda Wormwood (Mara Wilson) é uma criança incrivelmente inteligente de apenas seis anos, que cresceu em um ambiente familiar com pais rudes e pouco instruídos. Seu pai, Harry (Danny DeVito), ganha a vida como vendedor de carros, enquanto sua mãe, Zinnia (Rhea Perlman), é dona de casa.

Ambos negligenciam a filha a ponto de esquecer de matriculá-la na escola. Como resultado, Matilda passa a maior parte do tempo em casa ou na livraria, onde cultiva sua imaginação. No entanto, após vivenciar uma série de eventos misteriosos em casa, a menina descobre que possui habilidades mágicas. Isso leva seu pai, Harry, a finalmente tomar a decisão de enviá-la à escola.

No entanto, o centro de ensino é comandado com rigidez pela diretora Agatha Trunchbull (Pam Ferris), tornando o ambiente hostil para Matilda. A única luz em sua vida escolar é a professora Honey (Embeth Davidtz), que faz o possível para apoiá-la.

Dá para assistir ao filme na HBO Max. Para aluguel, Apple TV, Prime Video, Now, Claro Vídeos e Google Play são opções.

No streaming

Alisha Weir como Matilda na série de 2022; disponível na Netflix (Foto: Reprodução/Netflix)

Matilda: O Musical, de 2022, é uma adaptação da Netflix do premiado espetáculo teatral que conquistou os prêmios Tony e Olivier. A história gira em torno de Matilda Wormwood (Alisha Weir), uma criança incrivelmente talentosa tão negligenciada que os pais esquecerem de matricular na escola. A história é essencialmente a mesma do filme de 1996, porém um musical atualizado.

Na série, Agatha Trunchbull é interpretada por Emma Thompson, Lashana Lynch é a doce professora Honey. E Andrea Riseborough e Stephen Graham são o Sr. e a Sra. Wormwood.

Serviço Matilda – O Musical

Data: de 18 de outubro até 23 de dezembro de 2023

Ingressos: Uhuu.com (link)

Ingressos: de R$ 40 a R$ 400 (consulte regras de meia-entrada no momento da compra)

Onde: Teatro Claro – Shopping Vila Olímpia 5º Piso – R. Olimpíadas, 360 – Vila Olímpia, São Paulo/SP

Classificação: Livre

Duração: 150 minutos (com 15 minutos de intervalo)

Sessões:

  • Quarta-feira – 20h
  • Quinta-feira – 20h
  • Sexta-feira – 20h
  • Sábado – 15h e 20h
  • Domingo – 15h e 20h

Acessibilidade: A programação do Teatro Claro SP conta com acessibilidade física e de conteúdo, com intérprete de Libras e serviço de audiodescrição em todas as sessões.

LEIA TAMBÉM:

Jornalista, analista de dados, redator e ritmista no Carnaval de São Paulo. Trabalha criando conteúdo SEO desde 2015, apaixonado por escrever sobre entretenimento e viagens. Para saber mais é só me dar um oi no Instagram @gabrielgameirog.
Sair da versão mobile